Portal da Cidade Brusque

Educação

Brusque recebe mais um Dia Estadual da Família na Escola

Instituições de Brusque que são parceiras do Movimento Santa Catarina pela Educação farão diversas atividades para toda a família

Publicado em 06/04/2018 às 07:02

(Foto: Portal da Cidade Brusque)

No Brasil, 46% dos pais e responsáveis por crianças em idade escolar dizem não dedicar tempo suficiente com a educação dos filhos. É isso o que mostra uma pesquisa da ONG global de educação Varkey Foundation, feita em parceria com o Instituto Ipsos, com 27 mil pais de estudantes de 4 a 18 anos em 29 países.

Um dos estímulos para que essa realidade mude gradativamente vem por meio de um projeto de lei proposto pelo Movimento Santa Catarina pela Educação promovido pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), que estabelece o Dia da Família na Escola. Este ano, ele ocorrerá no próximo sábado (7), e vai propor uma reflexão sobre a importância do apoio da família na construção do projeto de vida pelos estudantes, ainda mais considerando os desafios do mundo do trabalho em constante transformação.

Todas as escolas municipais e estaduais, além da rede escolar da FIESC (SESI e SENAI), FECOMÉRCIO (SESC e SENAC), FAESC (SENAR) e FETRANCESC (SEST e SENAT), estão mobilizadas para promover ações educativas e recreativas alusivas ao tema. Entre as atividades que serão promovidas estão palestras com especialistas sobre projeto de vida e escolha profissional, ações de estímulo à leitura e oficinas de brincadeiras tradicionais.

“O comprometimento familiar é fundamental para o desenvolvimento do aluno. Pais mais próximos dos filhos e da escola influenciam o seu desempenho e ajudam-nos a viver com autonomia para traçar o próprio caminho. Os pais precisam estar preparados para auxiliar os filhos nas suas escolhas profissionais. Por isso, é essencial unir família e escola”, afirma o presidente da FIESC, Glauco José Côrte.

Programação em Brusque

A Unidade Brusque do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) disponibilizará uma série de atrações das mais variadas para os familiares, responsáveis e os alunos da instituição, das 10h às 12h. Entre palestras, oficinas, quiz, sala de jogos, estúdio fotográfico da família e, até mesmo, um teste drive com o kart elétrico do SENAI, a intenção é estreitar o laço de todos os personagens envolvidos no ciclo da educação.

O Dia da Família na Escola é promovido em Brusque pela Câmara Regional do Movimento Santa Catarina pela Educação, encampado pela FIESC, com o apoio da rede estadual de ensino. Para o interlocutor da Câmara no Vale do Itajaí Mirim e, também, diretor do SENAI Brusque, Julcimar Luis Machado, a principal meta é conscientizar, através destas ações lúdicas e educativas, sobre o papel de cada um no processo educacional.

“O nosso objetivo é justamente aproximar cada vez mais a família. Existe uma série de indicadores que apontam que a educação cresce a partir do momento em que a família se envolve ativamente com a escola, inclusive com reflexos na aprendizagem dos alunos”, ressalta Machado.

Igualmente especial está a programação do SESI Escola em Brusque. Na unidade, situada no Bairro Jardim Maluche, as atividades irão acontecer das 9h às 11h. Engajando a Educação Infantil, a Educação Anos Iniciais, a Educação Anos Finais e a Educação de Jovens e Adultos (EJA), estão previstas oficinas, rodas de música, contação de histórias, jogos, exposições e palestras.

Além das entidades ligadas ao Sistema FIESC, o Dia Estadual da Família na Escola também será lembrado em instituições parceiras do Movimento, como o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) e o Serviço Social do Comércio (SESC), que estarão com várias ações para toda a família.

“A participação dos pais na vida escolar dos filhos, conhecendo seu ambiente de estudo, os professores, os colegas e as outras famílias é fundamental para que o aprendizado da escola seja levado para casa, de maneira que o objetivo seja um só: o crescimento profissional do estudante, que vai se transformar num adulto comprometido e preparado para o mercado de trabalho”, destacou o vice-presidente regional da FIESC no Vale do Itajaí Mirim, Ingo Fischer.

Fonte:

Deixe seu comentário