Portal da Cidade Brusque

Educação

Brusque se destaca em ranking que mede a qualidade da educação

Cidade está entre as que alcançaram a melhor nota em índice de oportunidades da educação básica brasileira

Publicado em 03/03/2020 às 01:19

(Foto: Arquivo)

A cidade de Brusque segue se destacando em nível estadual e nacional quando o assunto é educação. De acordo com o Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (Ioeb), Brusque alcançou resultados acima da média no estudo que considera a qualidade de ensino da educação.

A cidade alcançou a pontuação de 5.2 no índice, a melhor desde 2015, quando o estudo começou a ser realizado. Neste primeiro ano, Brusque chegou a 4.9 na pontuação, manteve a mesma pontuação dois anos mais tarde, até chegar a 5.2 no último levantamento, em 2019.

Junto com Joinville e Itajaí, a cidade alcançou a maior nota entre as 10 principais de Santa Catarina. A média estadual é de 5.1, enquanto a nacional chega a 4.7.

A secretária da Educação, Eliani Aparecida Busnardo Buemo, comemora os números. “É muito importante essa análise, do contexto educacional, uma vez que esse índice opera com dados de todas as redes: pública, estadual e privada, da educação infantil ao ensino médio, avaliando o quanto a passagem destes alunos pela educação brusquense faz a diferença nas suas vidas”, observa.

Ela ressalta que o índice vai muito além das análises estabelecidas pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), uma vez que abrange a eficácia da qualidade do ensino de forma mais abrangente, não se limitando apenas aos resultados das provas de português e matemática. “Ficamos muitos felizes pelos resultados sobretudo porque em 2015 e 2017 alcançamos a nota de 4.9, chegando agora a 5.2, acima da média estadual e nacional. Por isso, só temos a comemorar este resultado, pois mostra que Brusque tem sido motivo de muito orgulho no cenário nacional”, destaca.

Sobre o Ioeb

O Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (Ioeb) é um índice único para cada território, seja município, estado ou Distrito Federal. Ele engloba toda a educação básica, da educação infantil ao ensino médio, de todas as redes existentes no local; bem como todos os moradores locais em idade escolar, e não apenas os que estão efetivamente na escola. 

Ele é formado a partir da relação de um conjunto de fatores e seus respectivos pesos. Esses fatores estão divididos em dois grupos: insumos educacionais, ou seja, fatores essenciais para um bom resultado educacional e resultados educacionais, sejam eles de atendimento, de aprendizado ou de aproveitamento escolar. 

O estudo tem como foco apoiar a atuação de líderes em prol da educação brasileira. A ideia é estimular os gestores a promoverem transformações que deixem um legado em todo o ecossistema da educação, tendo como propostas: promover a colaboração entre municípios, estados e União; formar líderes públicos na educação; e aperfeiçoar o controle social da educação básica.

Fonte:

Deixe seu comentário