Portal da Cidade Brusque

Câmara Regional da Indústria pela Educação discute ações práticas em reunião

Encontro ocorreu na última semana, na sede regional da FIESC

Publicado em 03/07/2017 às 04:50

Foto: divulgação

A Câmara Regional da Indústria pela Educação no Vale do Rio Itajaí Mirim, ligada ao Movimento Santa Catarina Pela Educação, da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), realizou a sua terceira reunião do ano. O encontro, que contou com a participação de representantes de diversas entidades, ocorreu na sala da vice-presidência regional da FIESC, situada no edifício do Centro Empresarial, Social e Cultural de Brusque (CESCB).

De acordo com Julcimar Luis Machado, Interlocutor da Câmara, o objetivo da reunião foi apresentar as ações desenvolvidas e planejar as atividades dos próximos meses, a serem realizadas pelo movimento, sempre com o objetivo de contribuir com as diretrizes do Movimento Santa Catarina Pela Educação: educação básica completa, formação profissional compatível com a função e educação de qualidade.

Dentre as ações, destaca-se uma comunhão de esforços da FIESC com os rotarys regionais, estadual, nacional e internacional, que possibilitará a doação de laboratórios de informática com 20 computadores cada para as duas escolas parceiras da  Câmara Regional.  A Secretaria de Estado de Educação e a Prefeitura de Brusque também são parceiras. “A federação ficará responsável pela parte de manutenção destes laboratórios, em especial a parte de instalação e manutenção. É um projeto que está em andamento e dará bons frutos. Atenderá alunos, famílias e docentes. Uma iniciativa concreta do Movimento Santa Catarina Pela Educação, que ajudará a melhorar os índices educacionais da região, em especial nestas escolas”, frisa Machado.

O Workshop Conexão Jovem, que ocorrerá no próximo dia 16 de setembro, também foi um dos principais assuntos na pauta da reunião bimestral da Câmara Regional da Indústria pela Educação. O evento será organizado por sete jovens, dois deles Jovens Embaixadores, que atuam na FIESC, ajudando a levar o olhar dos mesmos sobre a educação catarinense, sob a orientação da Câmara Regional.

O Conexão Jovem pretende envolver, presencialmente, 200 alunos, apenas na regional sediada em Brusque. Isto, sem contar as outras 15 regiões onde a FIESC possui ramificações. A Educação Sobre o Olhar do Jovem será o tema do workshop, que promete ter momentos de interação entre todas as regionais, de maneira simultânea. “Esses jovens vão discutir o que eles querem, quais são as dificuldades e as suas perspectivas”, complementa Machado. Ao final, será elaborado um relatório, reunindo todas as demandas dos estudantes.

Por fim, mas não menos importante, os integrantes da Câmara também discutiram sobre gestão educacional, mais especificamente sobre o Seminário de Boas Práticas de Gestão Escolar, que ocorrerá no próximo dia 22 de agosto. A meta é conscientizar educadores sobre a capacidade de transformação que uma boa administração pode acarretar. O evento tem a parceria das prefeituras da região e do governo do estado. “Dinamiza o ensino, melhora os indicadores e faz com que de fato possamos transformar a vida dos estudantes e das pessoas que participam deste processo da educação”, finaliza Machado, se referindo à uma boa prática de gestão nos educandários.

A vice-presidência regional da FIESC no Vale do Rio Itajaí Mirim acredita que o Movimento Santa Catarina Pela Educação é uma das mais importantes bandeiras da federação industrial, pois ajuda a moldar o futuro de Santa Catarina com as ações que estão sendo desenvolvidas. 

Fonte:

Deixe seu comentário