Portal da Cidade Brusque

Câmara Regional do Movimento Santa Catarina pela Educação realiza encerramento das ações de 2017

Evento contou com a participação do vice-presidente da Fiesc, Ingo Fischer, além do diretor-executivo do movimento, Antônio José Carradore

Publicado em 13/12/2017 às 07:20

Foto: Portal da Cidade Brusque

Um jantar no restaurante da Sociedade Esportiva Bandeirante (SEB), em Brusque, durante a noite desta terça-feira, 12 de dezembro, marcou o encerramento das atividades de 2017 da Câmara Regional do Movimento Santa Catarina pela Educação no Vale do Itajaí Mirim. Além de lideranças educacionais e empresariais, participaram da confraternização o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) no Vale do Itajaí Mirim, Ingo Fischer, além do diretor-executivo do movimento a nível de Santa Catarina, Antônio José Carradore, que também é assessor da presidência da Fiesc, entidade que desde 2012 promove o projeto, efetuando ações de fomento à educação em toda SC.

Dando às boas vindas a todos e agradecendo pela união de forças em mais um ano de trabalhos que possuem como objetivo aumentar a escolaridade da população catarinense, o vice-presidente da Fiesc, Ingo Fischer, ressaltou que a representatividade da Câmara Regional do Vale do Itajaí Mirim é uma das maiores de todas as 16 regiões setoriais da federação. “Contamos com profissionais motivados e qualificados para erguer a bandeira deste movimento tão notável. Os membros desta câmara contribuíram, cada um a sua maneira, para chegar ao objetivo proposto, que é o avanço e a multiplicação deste projeto. E reforço: o envolvimento de cada um foi de extrema importância para que o trabalho deste grupo continue fazendo a diferença na educação de nossa região”, ressaltou.

Em sua fala com os participantes, Antônio Carradore enfatizou as diversas ações promovidas por meio da iniciativa da Fiesc no ano de 2017, demonstrando dados e números que atestam a efetiva participação do movimento na melhoria constante dos índices educacionais do estado. Entre as bandeiras defendidas pelo Santa Catarina pela Educação estão a participação ativa da indústria para a melhoria do nível de escolaridade dos seus trabalhadores e o fortalecimento das profissões industriais. Em relação à articulação e influência social, destacam-se a melhoria da qualidade da educação oferecida, a promoção da educação em tempo integral e o desenvolvimento profissional de docentes e gestores.

“Quando nós começamos, lá em 2012, os dados mostravam que apenas 48% dos trabalhadores da indústria possuíam a educação básica. Fechamos agora 2016, dados publicados em setembro deste ano, com 59% dos trabalhadores com o ensino médio completo. É um grande ganho. Comemoramos, sim, mas estamos consciente de que ainda é preciso melhorar muito”, enfatiza Carradore.

O interlocutor do movimento Santa Catarina pela Educação na regional do Vale do Itajaí Mirim, Julcimar Luis Machado, que também é diretor da unidade Brusque do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), fez um balanço das ações de 2017, citando eventos como o Dia da Família na Escola, que congregou pais, responsáveis e alunos nos educandários de Brusque e região, além do Conexão Jovem, que reuniu, por sua vez, 300 jovens no mês de setembro, com o objetivo de discutir melhorias para a educação catarinense. Machado agradeceu, também, as entidades parceiras que ajudaram a realizar ações como o Escola Parceira e, também, o Seminário de Boas Práticas em Gestão Escolar.

“A gente pode dizer que a nossa Câmara está conseguindo fazer o que o movimento se propõe, que é unir esforços para uma educação de qualidade. É por meio de muito trabalho e de parcerias que conseguimos esses resultados fantásticos em 2017. Tenho certeza que com muita dedicação iremos conseguir fazer um ano de 2018 ainda melhor”, finalizou Julcimar.

Fonte:

Deixe seu comentário