Portal da Cidade Brusque

SEGURANÇA

Câmeras de segurança são instaladas em ônibus escolares de Guabiruba

Ação busca reforçar segurança de alunos e motoristas após polêmica envolvendo os usuários do transporte.

Publicado em 25/09/2018 às 23:49

(Foto: Valci Santos Reis)

Foram instaladas 18 câmeras de segurança na frota dos ônibus escolares da Prefeitura de Guabiruba, sendo que os nove veículos transitam a partir de agora com monitoramento e captação de imagens de tudo o que ocorre no seu interior. O objetivo é dar mais segurança aos cerca de 2 mil alunos usuários do transporte escolar gratuito, além de inibir a depredação do patrimônio público e acompanhar a relação entre motorista e aluno.

O secretário municipal de Educação de Guabiruba, Alfred Nagel Neto, aponta a segurança do estudante como principal propósito da medida. Além disso, o monitoramento servirá para inibir a depredação do interior do veículo, principalmente em relação aos bancos e janelas. “Vez ou outra surgem problemas dentro dos ônibus e tendo essas câmeras se conseguirá inibir essas situações. Quando não for possível, as imagens serão utilizadas para constatar o que ocorreu”, esclarece o secretário.

Ele também garante que a filmagem será de uso exclusivo da Secretaria de Educação e que os pais receberam um comunicado alertando sobre a nova medida de segurança. “Em situações em que o estudante não atuar conforme o regimento, chamaremos os pais para que verifiquem as imagens. Se o cumprimento não ocorrer por parte do motorista, também teremos como alertá-lo e atuar junto a esse profissional”, fala.

Em março deste ano, circularam nas redes sociais vídeos mostrando a reação de um motorista escolar contra alunos e de alunos causando tumulto no ônibus. A partir desse fato, as regras em relação ao transporte municipal escolar foram reforçadas e mais intensamente acompanhadas.


Fonte:

Deixe seu comentário