Portal da Cidade Brusque

Caminhada e Corrida contra o Diabetes visa arrecadar fundos para compra de medidores de glicose

Evento promovido pelo Rotary acontece no dia 12 de novembro. Inscrições vão até o dia 6. Objetivo é comprar insumos para medir glicose, que estão em falta na rede pública de saúde de Brusque.

Publicado em 30/10/2017 às 05:46

Foto: divulgação

Colocar o corpo pra mexer, fazer um programa diferente no domingão e, ainda, ajudar em uma causa nobre que é a promoção da saúde. Esse é o objetivo da Corrida e Caminhada Rotary Contra o Diabetes.

O evento promovido pelo Rotary de Brusque acontece no dia 12 de novembro e está com inscrições abertas até o dia 6. E qualquer um pode participar da caminhada de 2km de distância.

Os que já são adeptos da corrida podem escolher entre duas distâncias de prova: 5 e 10km. As inscrições podem ser feitas no site do Rotary Contra o Diabetes.

O principal objetivo é arrecadar fundos, através das inscrições, para a compra de glicosímetros e fitas reagentes para medir a glicose nos brusquense. De acordo com o médico e integrante do Rotary, Frederico Marchisotti, esses suplementos estão em falta no município e dão conta de atender somente pacientes que mais necessitam.

“Tanto a Secretaria Municipal de Saúde quanto o Hospital Azambuja estão com falta dos suplementos. Hoje precisamos priorizar o exame, mas é importante que ele esteja ao alcance de todos. Por isso, organizamos esse evento em prol da conscientização e busca por recursos”, destaca.

Marchisotti alerta que o diabetes precisa ser encarado com mais atenção. Hoje, mais de 14 milhões de brasileiros têm a doença, que só cresce a cada ano. “As pessoas precisam entender a gravidade da doença, que está cada vez mais comum, não só no Brasil, mas em todo o mundo, devido aos maus hábitos alimentares e sedentarismo”, diz o médico.

A caminhada e corrida
Não há idade mínima para participar da caminhada. É uma boa oportunidade para levar a família toda para participar. O valor da inscrição é R$ 35 por pessoa (segundo lote).

Para a corrida os participantes devem ter acima de 16 anos e o valor é R$ 70 (segundo lote). Há as opções de 5 ou 10km de distância.

Ambas acontecem no dia 12 de novembro, às 8h, com saída da Arena Brusque em direção à rótula da Apae, no Jardim Maluche. 

80% dos diabéticos são obesos
Frederico Marchisotti destaca que o diabetes tem ampla relação com a obesidade. A doença acomete principalmente pessoas que consomem grande quantia de carboidratos associada ao sedentarismo. “Esses dois fatores aumentam muito a possibilidade da doença em pessoas com mais idade”, diz. 

Serviço
O que: Caminhada e Corrida Rotary Contra o Diabetes
Quando: 12 de novembro, a partir das 8h
Onde: saída da Arena Brusque, anexo ao Pavilhão da Fenarreco
Inscrições: até o dia 6 de novembro, pelo rotarycontraodiabetes.com.br

Fonte:

Deixe seu comentário