Portal da Cidade Brusque

CDL Brusque e Brusoft Informática realizam nova edição do projeto Recicla CDL

Lixo eletrônico será recolhido na próxima edição do Sábado Fácil, em 11 de novembro

Publicado em 26/10/2017 às 03:24

Foto: ilustração

Com a permanente evolução da indústria tecnológica é muito natural que os recursos disponíveis sejam ultrapassados em questão de meses. Assim, aquele computador que atendia às necessidades, diante do lançamento seguinte, já se torna obsoleto. Além disso, na maioria das casas ainda há um desktop para uso comum, mesmo que todas as pessoas já disponham de notebooks individuais. Celular, tablet, vídeo game... O tempo passa, os equipamentos se modernizam e os aparelhos são substituídos pelas novas versões.

É neste contexto que surge um problema grave: o lixo eletrônico. Sem o devido conhecimento, há o risco de o material ser depositado no lixo comum, trazendo consequências negativas para o meio ambiente. A primeira delas é a contaminação do solo, já que os produtos também trazem em sua composição materiais pesados. Além disso, vidro, plástico e metais podem ser reciclados, prolongando sua vida útil.

É pensando em sustentabilidade que a Câmara de Dirigentes Lojistas de Brusque (CDL Brusque), realiza mais uma edição do projeto “Recicla CDL”. A iniciativa surgiu em 2011 e, deste então, mais de 900 toneladas de resíduos deixaram de ser jogadas incorretamente na natureza. Pela relevância da ação, o Recicla CDL já recebeu o prêmio Empresa Cidadã, concedido pela ADVB/SC, e a Certificação de Responsabilidade Social do Poder Legislativo, entregue pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina em 2011 e 2012.

“O objetivo do projeto é recolher materiais eletrônicos de informática, como computadores, monitores, impressoras, mouses, teclados, HDs, entre outros, que não se usam mais ou que não estão em perfeitas condições. Nossa proposta é fazer uma triagem do material recebido, recuperando o que for possível e enviando para o descarte correto o lixo eletrônico”, explica o presidente da CDL Brusque, Michel Belli.

As doações para o Recicla CDL podem ser feitas gratuitamente durante a próxima edição do Sábado Fácil, no dia 11 de novembro, das 9h às 16h, na Praça Barão de Schneeburg.

Parceria na recuperação

Este ano, a CDL Brusque conta com uma forte aliada na realização do Recicla CDL. Trata-se da Brusoft Informática, com sede no bairro Santa Rita.

“Em 2016 nós participamos do curso Senac Varejo e desenvolvemos o projeto “E-lixo”, que inclusive foi premiado com uma viagem internacional. Na oportunidade a campanha durou alguns dias. Recebemos muitas doações, verificamos o que poderia ser reaproveitado e fizemos o descarte correto do que era lixo eletrônico. Nosso objetivo era desenvolver esta campanha uma vez por ano e ficamos felizes com o convite da CDL Brusque, que desenvolve uma ação bem parecida”, afirma a gerente administrativa da Brusoft Informática, Deise Spotti.

Segundo ela, a realização do Recicla CDL no mês de novembro tem um significado especial, já que a empresa comemora 10 anos de fundação. E ser parceira da entidade em um projeto sem fins lucrativos é como oferecer um presente da empresa para a cidade na qual escolheu empreender.

“Algumas empresas que atendemos adquirem equipamentos mais modernos e o que era antigo, mesmo que em funcionamento, é descartado. Então nós conseguimos reaproveitar o material e fazer doações, como foi o caso de um seminário que precisava de computadores e impressoras. Agora, vamos dar continuidade ao trabalho social, através da parceria da CDL”, enfatiza Deise.

De acordo com a gerente administrativa, a expectativa é que o volume recolhido seja maior do que 2016. Por isso, os 15 colaboradores da empresa estarão envolvidos diretamente na ação, seja no dia da coleta, no processo de triagem, manutenção ou descarte. “Tudo que for recolhido ficará em um depósito da empresa ou na própria CDL. A intenção é mexer nestes materiais entre os meses de janeiro e fevereiro. A partir daí, em conjunto, vamos verificar a quantidade de equipamentos restaurados e a entidade que receberá essa doação”, conclui Deise.

Fonte:

Deixe seu comentário