Portal da Cidade Brusque

Educação

Cidade Caminhável é tema do 6º Workshop Mobilidade Sustentável da UNIFEBE

Estudantes brasileiros e alemães pesquisarão sobre o tema até na próxima sexta-feira (21).

Publicado em 19/02/2020 às 06:40

(Foto: UNIFEBE)

(Foto: UNIFEBE)

Durante cinco dias, onze estudantes alemães e nove acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Sistemas de Informação e Psicologia da UNIFEBE compartilharão experiências e conhecimentos na 6° edição do Workshop Mobilidade Sustentável. O evento realizado em parceria com a Universidade de Karlsruhe, da Alemanha, teve início nesta segunda-feira (17), no Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE). 

De acordo com o professor de Arquitetura e Urbanismo da UNIFEBE e assessor do projeto, Karol Carminatti, a escolha do tema se deu em função de uma análise da realidade das cidades brasileiras, visto o intenso processo de urbanização nos últimos 30 anos, principalmente na América Latina. “Esse crescimento não conseguiu dar conta de vários aspectos, e um deles é mobilidade urbana. Agora, por meio dessa parceria com a Alemanha, percebemos ainda melhor a importância de mudarmos esse cenário, nos âmbitos físico e cultural”, enfatiza.

A reitora da instituição, professora Rosemari Glatz, recepcionou os estudantes e abriu oficialmente a programação. Divididos em grupos, os acadêmicos foram desafiados a pesquisar soluções inovadoras para os bairros Centro, Centro II, São Luiz, Águas Claras e Santa Terezinha, utilizando como um dos instrumentos de pesquisa o Índice de Caminhabilidade.

Antes de iniciar os trabalhos, os estudantes receberam artigos científicos e se prepararam para aplicar o material de apoio. “O instrumento científico nos auxiliará a entender a realidade da cidade para que assim consigamos propor soluções eficazes”, destaca Carminatti.

Novas propostas:

Para o representante do Instituto Brusquense de Planejamento (IBPLAN), Anderson Buss, o tema vai ao encontro de algumas atividades já realizadas pelo poder público municipal. “O IBPLAN já vem há algum tempo trabalhando ações que visam à melhoria das calçadas e, consequentemente, a caminhabilidade no município. Com o workshop vimos a possibilidade de discutir o tema de forma mais científica, buscando dados concretos dessas análises. Com essas informações vamos conseguir verificar quais as calçadas estão em melhores e piores condições, e a partir disso, pensar em uma campanha no município para melhorar os lugares identificados na pesquisa”, relata.

A reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz, lembra que Karlsruhe é um exemplo de equilíbrio, visto que lá pelo menos 25% da locomoção dos moradores é feita a pé. “Se conseguirmos absorver um pouco dessa experiência, considerando a nossa realidade e o nosso clima, com certeza teremos propostas aplicáveis”, frisa.

Diferente das outras edições, neste 6º workshop participam também estudantes de Psicologia. Amanda Carolina Bosio é acadêmica da 7ª fase de Psicologia e participa pela primeira vez do evento. “Precisamos, sim, pensar em ações que envolvam a mudança de comportamento das pessoas e, é nesse sentido, que envolvemos a Psicologia. Não adianta mudarmos a estrutura, se a população não está ciente das mudanças dos seus hábitos”, salienta.

Philipp Neumann é estudante da Universidade de Karlsruhe e auxiliou no desenvolvimento dessa edição do workshop. “Foi um prazer contribuir para a realização desse evento. Para mim que trabalho com mobilidade é sempre um aprendizado sem igual”, ressalta.

Para a reitora, o workshop é um dos diferenciais da instituição. “Conviver com um aluno de um outro país, ter experiências e trocar conhecimentos é algo único”, conclui. 

Até sexta-feira (21) os estudantes farão visitas aos locais de pesquisa, trabalharão em grupo com o apoio dos professores, e participarão da Conferência Brasil e Alemanha sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Fonte:

Deixe seu comentário