Portal da Cidade Brusque

Confusão: candidatos em processo seletivo da prefeitura de Brusque atrasam e são impedidos de realizar prova

Cerca de 86 pessoas afirmam que edital para contratação de professores não é explícito quanto ao horário de fechamento dos portões do local da prova. Prefeitura ressalta que documento é claro.

Publicado em 03/12/2017 às 01:20

Foto: Portal da Cidade Brusque

Uma confusão se estabeleceu na tarde deste domingo (3) por conta de um processo seletivo destinado à contratação de professores, monitores, coordenadores pedagógicos e educadores sociais na rede municipal de ensino de Brusque.

Cerca de 86 pessoas foram consideradas atrasadas e não tiveram acesso às salas de aplicação da prova, que aconteceu na Unifebe, campus Santa Terezinha. No edital, consta que os portões da instituição seriam fechados às 13h30, sendo vedada a entrada de qualquer um após esse horário. Porém, de acordo com dezenas de candidatos que ficaram do lado de fora, o edital não era explícito sobre qual portão seria fechado às 13h30.

Acontece que parte dessas pessoas entrou apenas pelo portão principal da instituição, onde ficam as cancelas do estacionamento, porém, até às 13h30 ainda não haviam entrado nos respectivos blocos de aplicação das provas, o que os impossibilitou de participar do processo seletivo.

“Entrei na instituição às 13h29 e no edital estava claro que tínhamos até às 13h30 para passar os portões. Não estava definido que esse horário era pra já estarmos dentro das salas. Eu e mais duas mulheres, uma delas grávida, estávamos chegando até o bloco, quando o segurança nos viu e não nos deixou entrar”, conta Emiliana Fachini Hort. Ela e outros candidatos acionaram a Polícia Militar e registraram boletim de ocorrência.

Os candidatos também reclamam que duas das quatro cancelas do estacionamento interno da Unifebe estavam quebradas, o que gerou filas e mais atrasos. A assessoria de comunicação da instituição, por outro lado, destaca que para não prejudicar a entrada dos candidatos que decidiram estacionar dentro do campus, liberaram as cancelas e o cadastro dos veículos foi feito manualmente pela equipe responsável pelo estacionamento, que é terceirizado. Devido à grande quantidade de candidato inscritos para a prova, o tráfego de veiculos ficou intenso nos arredores do campus Santa Terezinha, provocando filas.  

Prefeitura diz que edital está claro quanto a prazos e horários
De acordo com a diretora de Recursos Humanos da prefeitura de Brusque, Anelise Ketzer, o edital é explícito quanto ao horário de fechamento dos portões: pontualmente às 13h30. Ela também destaca que parte dos candidatos apresentou resistência quanto ao processo seletivo por prova – e não mais por comparação de título do profissional, como vinha sendo feito nos últimos anos, o que explica a revolta.

Segundo Ketzer, a prova daria condições iguais a todos os candidatos – fossem ou não já atuantes na área.  “Houve reclamação de vários candidatos – pessoas que já vinham há anos trabalhando com contrato temporário por terem sido selecionados na prova por título profissional. Neste caso, o tempo de trabalho prestado e outros critérios pesavam bastante e acabava que sempre os mesmos candidatos atingiam as melhores pontuações. Agora, com a prova, todos têm mais chance, mas também tiram muitos da zona de conforto”, diz.

No processo seletivo do edital 012/2017 os candidatos selecionados passam a ser chamados a partir de fevereiro de 2018.

 

 

Fonte:

Deixe seu comentário