Portal da Cidade Brusque

Curso de Cervejeiro Iniciante forma mais uma turma em Brusque

Terceira edição foi realizada nesta sexta-feira e sábado

Publicado em 25/09/2017 às 06:07

Foto: divulgação

Elas são mais participativas e atenciosas. Ficam ali, pertinho da panela, segurando o material teórico de apoio e fazendo anotações. Na última sexta-feira e sábado, respectivamente, dias 22 e 23 de setembro, o Núcleo de Cervejeiros Artesanais de Brusque e Região (Nucervarte), da Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região (AmpeBr), realizou a terceira edição do Curso de Cervejeiro Iniciante e, entre os alunos, formou duas mulheres.

Uma delas é Francini Danielle Pedrini, de 22 anos, estudante de Biologia. Ela nem gosta tanto assim de cerveja, mas estava disposta a iniciar seus experimentos como hobby, para agradar o namorado, amigos e familiares. “Tinha curiosidade de saber como funciona o processo de microbiologia, no qual se mistura a água, o malte e o lúpulo para esta transformação em um produto diferente e com gosto”, explica Francini.

Mas, depois da aula teórica e quase finalizando a parte prática, ela chegou à conclusão de que fazer cerveja artesanal não é tão simples quanto imaginava. “Vim em busca do conhecimento e gostei muito do conteúdo apresentado. Mas ainda não sei se vou me aventurar a fazer cerveja sozinha. Espero que meu pai ajude”, planeja a estudante.

A farmacêutica Carline Baungartner, 30 anos, também estava interessada em aprender sobre o processo. Mas, diferente de Francini, ela aprecia cerveja e, sobretudo, as composições mais amargas e encorpadas. “Meu namorado há dois anos faz cerveja em casa e eu ajudo. Mas, sem a formação específica, não posso dar palpite. Agora vou participar da produção”, comemora.

O namorado de Carline é o vendedor Ederson Vanolli, 36 anos, que é um dos nucleados do Nucervarte. Apesar de já entender bem deste negócio, ele também participou do curso. “Aprendi a fazer cerveja artesanal quando trabalhava em São Paulo e este segmento já é bem conhecido por lá. Em Brusque aumentei a produção e estou feliz que a Carline também aprendeu. Agora ela vai ter que me ajudar de verdade!”, brinca Ederson.

Larissa Montibeller já é associada ao Nucervarte e comemora a integração de outras mulheres ao grupo. “As mulheres fazem cervejas tão boas quanto os homens. O público feminino está apreciando e consumindo cervejas artesanais com mais intensidade do que se imagina. Hoje nós precisamos quebrar esse tabu e ir em frente neste ramo”, avalia.

Mais de 40 pessoas formadas

Pela terceira vez consecutiva, o Curso de Cervejeiro Iniciante foi ministrado pelo instrutor Roque Bambineti e, ao todo, 40 pessoas já foram formadas. O coordenador do Nucervarte, Cícero Klas, comemora o resultado.

“Isso nos dá a certeza de que a prática da cervejaria artesanal vai continuar. Agora, já estamos rompendo fronteiras, com a presença de alunos de outras cidades. Também estamos aumentando a participação de mulheres. Nosso objetivo é fomentar o setor e permitir que mais pessoas possam estar praticando a arte de criar suas próprias cervejas”, afirma Cícero.

No dia 7 de outubro, das 14h às 18h30, na sede da AmpeBr, o Nucervarte realiza o workshop “Água: a última fronteira”, com fundamentos teóricos e práticos para o ajuste de água na produção da cerveja. Os instrutores são Fábio Koerich Ramos e Ronaldo Dutra Ferreira, ambos cervejeiros caseiros e Sommelier de Cerveja pela ABS (Associação Brasileira de Sommelier).

“É um workshop destinado para quem já produz cerveja artesanal e quer melhorar a qualidade do produto através do tratamento da água. É um aperfeiçoamento que está aberto para toda a comunidade e com um investimento bastante acessível”, destaca Cícero.

Segundo ele, ainda este ano está prevista a quarta edição do Curso de Cervejeiro Iniciante e a expectativa é encerrar o ano com 50 pessoas formadas.

Mais informações sobre o workshop de água, a quarta edição do curso ou como se integrar ao Nucevarte pelo telefone: (47) 98489-7978.

Fonte:

Deixe seu comentário