Portal da Cidade Brusque

TECNOLOGIA

Desafio instiga soluções inovadoras na Unifebe

1ª edição do “Hackathon Shift Smart Cities” foi realizado no campus Santa Terezinha.

Publicado em 03/10/2018 às 01:27

Modelo de evento já consagrado mundialmente na comunidade de desenvolvedores, a Unifebe realizou nos dias 29 e 30 de setembro o “Hackathon Shift Smart Cities”, desafio onde os participantes, organizados em equipes, desenvolveram soluções inovadoras para o mercado de trabalho no segmento de Cidades Inteligentes.

O evento, organizado pelo curso de Sistemas de Informação com apoio de Administração, Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil, incentivou a criação de projetos baseados em três pilares: Inovação, Viabilidade de implantação e Rentabilidade.

Carlos Rogério Silva, coordenador regional do evento, destaca que o Hackathon possui uma metodologia diferenciada e que realizá-lo na Unifebe foi um divisor de águas. "Cidades Inteligentes é uma das principais pautas do mundo e trabalhar inovação em cima deste conceito é o desafio" conta.

O coordenador de Sistemas de Informação, Sergio Rubens Fantini, destaca que o Hackathon foi um evento de muito aprendizado. "Os acadêmicos produziram soluções que contribuem para melhorar a qualidade de vida da população" enfatiza.


Experiência para a vida

Julhiano Glanert de Castro, acadêmico da 6ª fase de Sistemas de informação da Unifebe e líder da equipe vencedora do desafio, a SOAP, conta que quando soube do evento não demorou em organizar a sua equipe.

Junto a ele, Felipe Marques Putsch, também do curso de Sistemas de Informação, Lucas Vinicius de Borba, de Administração, Nathany Pulzatto Piacievski e Thais Natalia Müller, de Arquitetura e Urbanismo, desenvolveram uma solução para o ambiente de trabalho tradicional.

"Assim desenvolvemos o SOAP, que faz o gerenciamento do ambiente de trabalho em tempo real tendo como localizador o próprio smartphone da pessoa. Através de um dashboard online, fornece a localização dos colaboradores por setor ou por busca de nome, visando reduzir o custo do tempo ocioso da empresa para resolução de problemas críticos quando o responsável não está em ambiente de trabalho padrão" explica.

Para Castro, a escolha dos integrantes do grupo foi chave para a vitória na competição, com uma expertise ampla em administração, modelo de negócio, planejamento urbano, projetos, entre outros itens. Nathany enfatiza também que a combinação dos cursos foi muito interessante para o resultado do trabalho.

"Agradeço a Unifebe por trazer isso até os acadêmicos, foi um final de semana de conhecimento e de aproximação com as pessoas, de crescimento pessoal e social" observa.

A equipe do estudante da 2ª fase de Gestão Comercial, Wesley Day, conquistou o segundo lugar no Hackathon com um projeto de identificação de peças para construções pré-fabricadas.

"A ideia foi otimizar o retrabalho em obras da construção civil com peças pré-fabricadas, no caso pré-moldado, steal frame e wood frame. A experiência profissional deste trabalho foi incrível, pois tivemos que fazer um plano de negócio lucrativo, pesquisar concorrência, ver se a ideia realmente ajudaria o cliente na ponta — ressalta".


Palestra

A abertura do Hackathon contou com duas palestras voltadas ao tema Cidades Inteligentes. Na primeira, o professor Cristoph Hupfer, da Universidade de Karlsruhe, Alemanha, coordenador do programa de Gestão de Trânsito na Universidade, falou sobre as parcerias desenvolvidas entre os alemães e Brusque, como por exemplo, a estação inteligente Alemã, a Smight, localizada na Unifebe.

Logo após, Leonardo Anésio, administrador mestre em Inovação, palestrou sobre o Processo de Inovação. Para ele, inovação é um conceito determinante e sem uma receita mágica. "Inovar é aprender, onde as ideias são o insumo do processo de inovação, que se tornam negócios" destaca. 

Fonte:

Deixe seu comentário