Portal da Cidade Brusque

Dia D EcoPonto recolhe mais de uma tonelada de resíduos

Iniciativa do Núcleo de Gestão Ambiental da ACIBr foi realizada na quinta-feira (24)

Publicado em 27/08/2017 às 21:47

Foto: divulgação

“Muitas pessoas já têm consciência de que se deve jogar o lixo no lugar certo, mas outras ainda não dão muita importância para isso. Então temos que ensinar aos adultos que não se pode jogar lixo na natureza e que se deve ajudar a cuidar do meio ambiente”. Essa é a declaração dos estudantes Laura Trindade, 7 anos, Julia Speck, 11 anos e Murilo Gabriel, 6 anos, que participaram do Dia D EcoPonto, na quinta-feira (24).

A iniciativa do Núcleo de Gestão Ambiental da ACIBr – Associação Empresarial de Brusque, contou com a ajuda das crianças que integram o Clube Arte Vida Verde, do Sesc, para receber da comunidade, resíduos que não podem ser descartados no lixo comum.

José Carlos Erthal é uma das pessoas que passou pelo estacionamento do Centro Empresarial para entregar uma caixa de lixo eletrônico. “Vim trazer um material que não é mais utilizado na empresa onde trabalho, pois são equipamentos que não tem mais conserto. Então, como não tem mais utilidade para nós, temos que dar um destino correto a eles”, observa José Carlos.

Consciência ambiental

A segunda edição do Dia D EcoPonto de 2017, recolheu 1,086 tonelada de lixo eletrônico, 437 lâmpadas, 120 quilos de pilhas e baterias, e 12 pneus, o que superou as expectativas, segundo o coordenador do Núcleo de Gestão Ambiental da ACIBr, Valter Floriani. “Ficamos surpresos com a grande quantidade de lixo eletrônico, que resultou em duas caçambas de entulhos cheias. Isso mostra que a consciência ambiental está aumentando e ficamos felizes porque o projeto está dando certo e temos conseguido, cada vez mais, dar um destino correto aos resíduos que representam risco ao meio ambiente”, avalia Floriani.

O projeto EcoPonto consiste em realizar a coleta e o descarte correto de resíduos sólidos, e conta com a parceria do SESC, empresa Rio Vivo e Fundação do Meio Ambiente. “Além do Dia D, temos um EcoPonto que funciona junto a empresa Cidade Limpa, onde podem ser descartados materiais durante todo o ano, de forma gratuita, com exceção da lâmpada, que é cobrado R$ 1 por unidade”, salienta o presidente do Núcleo de Gestão Ambiental da ACIBr.

A próxima edição do Dia D EcoPonto, está agendada para 9 de novembro.

Fonte:

Deixe seu comentário