Portal da Cidade Brusque

Dia da Caridade; grupo de voluntários se une para ajudar famílias em situação de vulnerabilidade em Brusque

Publicado em 18/07/2017 às 23:25

Foto: divulgação

Neste dia 19 de julho, lembrado por ser o Dia Nacional da Caridade, o Portal da Cidade Brusque conta a história de um grupo de voluntários que tem feito uma grande diferença na vida de famílias brusquenses que vivem vem situação de vulnerabilidade e às margens da sociedade. Confira abaixo a reportagem.

A casa fica no topo de um morro tão alto quem nem chega água encanada. O endereço é no bairro Águas Claras. É lá que Emanuel, de oito anos de idade, vive com a mãe e mais um irmão, de 15 anos. As dificuldades vividas pela família são visíveis. Emanuel não tem cama. Ele dorme em um colchão com a mãe sob o chão de terra batida. A única renda da família é a pensão que a mãe recebe, de um salário mínimo. Além do pouco espaço para abrigar os três moradores, falta lençóis, alimentos, produtos de necessidade básica e, inclusive, água.

Por ser no alto do morro, a água encanada chega somente até certo ponto da subida. Para viabilizar que a água chegue até a casa, a família teria que custear encanamentos e bombas, o que não é possível devido as dificuldades financeiras. A única água que há na casa de Emanuel é a coletada da chuva, e que fica armazenada em barris. Ela é utilizada somente para matar a sede e cozinhar os alimentos. Banho é luxo.

Essa é a realidade de apenas uma de tantas famílias brusquenses que vivem em situação de vulnerabilidade e no ponto cego da sociedade. Muitas histórias parecidas chegam aos ouvidos de professores da rede pública de ensino, já que diariamente convivem com crianças que precisam de ajuda, e os educadores têm feito o que podem para pedir socorro.

Foi assim que a história de Emanuel chegou ao conhecimento de um grupo de voluntários prontos para mudar a realidade do garoto. Uma professora contatou um integrante do grupo Escola dos Anjos – que realiza um trabalho social com crianças de comunidades carentes de Brusque. E então, doações e pessoas dispostas a agir começaram a surgir.

Alimentos, produtos de higiene, cama e muita solidariedade foram reservados para a família de Emanuel. E vontade de ajudar foi tanta, que outras famílias entraram na lista de prioridades da Escola dos Anjos.

A coordenadora da Escola dos Anjos em Brusque, Cristiane Zen, lançou a ideia do projeto para oferecer carinho, atenção e amor a crianças de comunidades carentes. Você pode conhecer melhor o projeto aqui. E com tantos voluntários que abraçaram a causa, Cristiane e o grupo viram a oportunidade de fazer mais para mais pessoas.

“É um prazer enorme poder ajudar tanta gente através do projeto, que vem para trazer mais igualdade às famílias e valores para as crianças. Essa abertura que a gente tem, através do contato com as comunidades, é importante, porque tem gente que quer ajudar e não sabe o que fazer e como fazer. Com a Escola dos Anjos, as pessoas nos procuram e conseguimos nos mobilizar para fazer o melhor”.

Depois de se mobilizarem para ajudar a família de Emanuel, os voluntários começaram a voltar os olhos para outras famílias que passam por dificuldades. Andreia Mello disponibilizou um galpão de sua empresa para receber doações que serão destinadas a quem precisa. Alimentos, roupas, cobertores e produtos de higiene são bem-vindos. O grupo está analisando as famílias que mais precisam dos donativos. O galpão está situado na rua Marcílio Dias, 187, bairro Santa Rita – o local fica próximo à BC Malhas.

Andreia conheceu de perto a realidade de Emanuel. Ela visitou a casa da família do menino e afirma que o local a trouxe um sentimento de tristeza. Mas afirma que quando há a vontade de ajudar, muita coisa boa pode ser feita. “Saí chocada de lá. Eles enfrentam muitas dificuldades. Penso que o sentimento de solidariedade é se colocar no lugar do outro. Esse sentimento é o que nos impulsiona a fazer mais pelo próximo”.

Fonte:

Deixe seu comentário