Portal da Cidade Brusque

EDUCAÇÃO

Dia da Família na Escola reúne pais e filhos no Senai e Sesi de Brusque

No SENAI, pais conheceram mais dos cursos técnicos e sistemas que os estudantes utilizam. Já no SESI, pais e alunos participaram de diversas atividades

Postado em 07/04/2019 às 16:16 |

Em Brusque, o Dia da Família na Escola começou na noite de sexta-feira (5), na unidade do Serviço nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), quando os pais dos alunos foram convidados para visitar a escola e conhecer as atividades que os filhos vêm desenvolvendo e as que ainda serão realizadas pelos estudantes ao longo do ano.

As ações foram apresentadas pelos professores e todos ainda puderam visitar os laboratórios da instituição.  

“Nós temos uma preocupação muito grande com a participação ativa dos pais na educação de seus filhos. Esta relação entre professores e familiares é extremamente importante, e é comprovado cientificamente que a participação das famílias interfere positivamente nos resultados dos estudantes”, afirma o diretor regional do SESI/SENAI, Roberto Zen.

Já no sábado (6) as atividades se concentraram no SESI Escola Brusque, onde as famílias puderam participar de uma grande confraternização com diversas brincadeiras, como construção de jogos, contação de histórias, roda de músicas e cirandas, oficina culinária ‘Quitanda’ com preparo e venda dos alimentos saudáveis por R$ 1, oficina de construção de mini horta, entre diversas outras ações.

As famílias também puderam ajudar com doação de ração que será distribuída para instituições que cuidam de animais abandonados. O projeto é realizado pelos alunos da Educação de Jovens e Adultos – EJA Profissionalizante, através do projeto A.DOT. Ao todo foram arrecadados mais de 100 quilos de ração.

A fabricação de robôs com sucatas de eletrônicos, também chamou a atenção das famílias que conheceram o trabalho da EJA sobre a importância do descarte correto. A equipe também fez uma oficina de origamis que envolveu pais e filhos.

Priscila Pettermann, é mãe dos pequenos Otto, de 9 anos, e Günter, de 2 anos. Para ela e sua família as atividades começam bem antes, em casa, com a empolgação das crianças. “Durante todo o ano o SESI proporciona eventos e atividades que oportunizam os pais a participarem da vida escolar de seus filhos. Depois, o evento ainda é assunto na família e as crianças querem falar e contar como foi o dia para elas”, conta a mãe orgulhosa.

Thaissa de Souza, de 15 anos, estudante do 1° ano do Ensino Médio, é filha da Analista de RH, Veridiana de Souza, e participou do Show de Talentos.  fazendo uma incrível mágica. Veridiana afirma que faz questão de acompanhar a filha em suas apresentações na escola.

“A participação reflete diretamente no resultado das atividades curriculares deles, pois o esforço e dedicação são maiores para que a gente tenha ainda mais orgulho e prestigie ainda mais ela e os amigos na escola”, ressalta.

Inclusão
O Dia da Família na Escola aconteceu durante a Semana Nacional de Conscientização sobre o autismo e todos os pais e estudantes presentes foram convidados a soltar balões azuis, cor que simboliza o autismo. Foi uma grande festa que emocionou a todos.

Júlio Carpes, é empresário e pai da aluna Natalie Carpes, de nove anos de idade, que cursa o 4º ano no SESI Escola Brusque e é autista. “Algumas atividades demonstram as sensações que minha filha e outros autistas passam, e que é difícil para muitas pessoas entenderem. Faz parte do desenvolvimento da empatia e da inclusão e também, da socialização dos estudantes autistas, o que para alguns já é um baita desafio”, salienta Júlio.

Natalie contou que estava feliz e que o dia foi dedicado a fazer novas amizades e falar um pouco mais sobre sua personalidade. “Está sendo muito divertido mostrar para as pessoas que ‘ser diferente é normal’ e com isso acabei revendo antigos amigos e fazendo novas amizades”, explica a estudante.

Fonte:

Deixe seu comentário