Portal da Cidade Brusque

EDUCAÇÃO

EEB Osvaldo Reis está há mais de dois meses sem diretor

Conselho Deliberativo Escolar pressiona ADR para que novo diretor seja nomeado. Por sua vez instituição diz que a nomeação deve ocorrer nos próximos dias.

Publicado em 04/09/2018 às 23:37
Atualizado em

(Foto: Arquivo Portal da Cidade Brusque/Divulgalção)

Há mais de dois meses estudantes da Escola de Educação Básica (EEB) Osvaldo Reis estão sem um diretor definido. Segundo Ademir Ventura, pai de um aluno da escola, em algumas noites a escola fica sem ninguém responsável para coordenar ou responder pela instituição.

O educandário é estadual e quem responde por ele é a professora Darli de Amorim Zunino, Coordenadora da ADR de Blumenau. Segundo ela, a escola está sob a supervisão dos coordenadores pedagógicos Eder Carlos Schimidt e Débora Simone após exoneração da antiga diretora, Greice Lanzasser. 

“Gostaria de deixar bem claro que a escola não está abandonada, nunca esteve tão bem cuidada quanto neste momento, nós temos lá duas Assistentes Técnicas Pedagógicas [que são Deise Terezinha D’Agnolo e Francine Cassaniga] uma inclusive que deveria estar aqui conosco [na ADR] mas a gerência em comum acordo resolveu deixar ela lá pra a gente gerenciar esta escola. Além disso a gerência de educação está diariamente visitando a escola” saliente Zunino.

“Nós estamos com dificuldades com esta escola desde o ano passado, pois nela tínhamos uma gestora, [Greice Lanzasser] que tinham dois assessores, [Eder Carlos Schimidt e Débora Simone] e estes dois assessores entraram com uma denúncia na comunidade, de forma geral, contra a diretora da escola e aí foi aberto um processo de sindicância para averiguar as informações que foram nos passadas, este processo está correndo, esta diretora está afastada para tratamento de saúde, a gente já ouviu todas as testemunhas e agora a gente tem que ouvir a antiga gestora”, explica Zunino.

A ADR de Blumenau não revelou o motivo da denúncia porque o processo corre em sigilo. Devido a esta situação uma nova gestora foi nomeada em comum acordo com o Conselho Deliberativo Escolar, segundo Zunino. “Nós em nossas escolas públicas estaduais temos um plano de gestão que desde 2016 nós realizamos de forma democrática a escolha não da pessoa, mas do plano de gestão onde tem todas as metas e ações que eles devem estar fazendo de forma mais democrática possível, dentro das unidades escolares e este plano de gestão foi eleito pela comunidade escolar” afirma Zunino.

Já Ademir Ventura explica que um dos motivos pela ausência de um gestor é que a antiga gestora não foi escolhida de forma democrática, “como forçamos eles [ADR] a retirar a diretora que foi colocada irregularmente, sem ouvir o conselho, eles estão nos enrolando para fazer nomeação [do novo diretor]” conta.

Segundo Zunino a antiga gestora pediu afastamento para tratamento de saúde por 30 dias, e neste período a ADR ficou impossibilitada de indicar uma nova gestora para a escola, após este período a gestora pediu exoneração do cargo e, a partir disso, foi aberto um processo para nomeação de uma novo diretor.  

Ademir ventura diz que tem ciência do processo para escolha de um novo diretor para o educandário porém, não entende porque tanta demora para apresentar novas sugestões. Segundo Zunino a nova indicação de diretores deve ocorrer nos próximos dias mas depende de uma posição da final da Secretaria Estadual de Educação, estão indicados para o cargo Eder Carlos Shimidt, como diretor e Débora Simone como primeira assessora.


Fonte:

Deixe seu comentário