Portal da Cidade Brusque

inovação

Em meio a pandemia, projeto do IFC de Brusque auxilia estudantes para o Enem

Professores do Instituto Federal Catarinense (IFC) de Brusque ensinam os alunos por meio da rádio acadêmica e comunitária do campus

Publicado em 26/08/2020 às 03:52
Atualizado em

(Foto: Rádio IFC Web)

Com a suspensão das aulas presenciais nas escolas por conta do avanço da pandemia do coronavírus, o projeto de extensão do Instituto Federal Catarinense (IFC) de Brusque, Rádio IFC Web, está auxiliando os acadêmicos do ensino médio a realizarem seus estudos para a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020.

A prova do Enem, que é uma das mais importantes do calendário acadêmico, a princípio será realizada normalmente em janeiro de 2021. Para auxiliar os alunos que irão prestar o exame, o programa Geonews, apresentado pelo professor de geografia da instituição, Nildo Melo, conta agora com aulas de diversos assuntos que podem cair no Enem.

“Tradicionalmente o Geonews tem o objetivo de discutir problemas atuais de forma interdisciplinar, sobre o ponto de vista geográfico e ambiental, tirando dúvidas dos alunos e abordando também temas de sala de aula. A ideia do Geonews Enem surgiu como forma de auxiliar os estudantes de uma forma geral na prova do Enem”, explica Nildo.

Dois de cinco programas da série já foram realizados até então. O próximo ocorrerá na sexta-feira (28), às 10h, 15h e 19h. Cada especial Geonews Enem já contou com a presença de diversos professores que lecionam disciplinas distintas.

Com o sucesso entre os acadêmicos, as estatísticas de ouvintes mensais da Rádio IFC Web marcou 6000 pessoas, além de 1600 ouvintes em um dos programas especiais do Geonews.

O primeiro programa foi realizado no dia 19 de junho e contou com os ensinamentos de geografia e dicas de redação com os professores Nildo Melo e Rodrigo Schaefer, onde foi falado sobre a estrutura do texto e possíveis temas, além de abordar também a relação entre a pandemia da covid-19 com o desmatamento.

Após o período de recesso, o segundo programa da série foi realizado no dia 7 de agosto, onde os assuntos abordados foram História e, novamente, redação. O conteúdo da disciplina do dia foi a questão das pandemias ao longo dos anos e dicas de temas históricos que podem cair na prova do Enem, abordando justamente a questão das pestes já registradas no mundo. O programa contou com a participação dos professores Paulo Roberto Souza e Fernando de Britto Falci.

Na semana seguinte, dia 14 de agosto, foi a vez das disciplinas Sociologia e Arte, onde os professores Daniel Zanella dos Santos e Gabriel Bandeira Coelho abordaram temas como desigualdade social e agravamentos em tempos de pandemia, além de ser reforçado as dicas de redação com a professora de língua portuguesa, Jéssyca Bózio Cipriano.

O próximo Geonews Enem ocorre nesta sexta-feira (28) e será a vez das disciplinas de exatas. Os professores Marcos João Correia, Mirela Stefania Pacheco e Agnes Thiane Pereira Machado, de física, matemática e química, participarão do programa dando dicas de possíveis temas gerais nas questões de cada área e de como os acadêmicos podem se preparar para a prova.


Imagem: Rádio IFC Web

Ainda estão previstas mais duas edições, onde uma delas deve envolver biologia, filosofia e sustentabilidade, e a outra psicologia, abordando a preparação dos alunos para a prova e envolvendo aspectos relacionados à saúde mental, dicas, entre outros.

Todos esses programas serão reprisados próximo da data de início do Enem e toda comunidade tem acesso livre para escutar os programas. Basta acompanhar a programação no Instagram da Rádio IFC Web e acessar o site do projeto para ouvir.

Entusiasmado com a iniciativa, Nildo Melo lembrou da importância do Instituto Federal Catarinense neste momento de auxílio ao discentes em meio a pandemia e reforçou os números que o Geonews Enem já alcançou. “É o IFC contribuindo com a sociedade por meio de uma ação de utilidade pública que tem alcance não apenas local, mas, sim, em todo o Brasil e em países em vários continentes, com a audiência chegando a 1678 ouvintes em uma única edição do programa”, finaliza.

por Thiago Facchini

Fonte:

Deixe seu comentário