Portal da Cidade Brusque

INCLUSÃO

Empregabilidade de pessoas com necessidades especiais cresce 26,7% segundo MT

Parte deste crescimento tem como responsável o programa Escola Inclusiva, que formará a segunda turma de 2018 com o apoio da Viacredi, Sistema Ailos e Sesi

Publicado em 05/12/2018 às 00:49

(Foto: Divulgação)

Quase 24% da população possui algum tipo de deficiência, o que representa um total de 45 milhões de brasileiros. Destes, apenas 418 mil possuem vínculos empregatícios formais, segundo dados do Ministério do Trabalho.

A boa notícia é que a empregabilidade cresceu 26,7% entre 2012 e 2016. Iniciativas como a Escola Inclusiva, projeto realizado em parceria entre Viacredi, filiada ao Sistema Ailos, e Sesi, contribuem para que esses números sigam aumentando.

Nesta quarta-feira (5) as entidades irão formar a segunda turma do ano. No total, 27 alunos estarão capacitados para ingressar no mercado de trabalho.

Para a responsável pelo projeto no Sistema Ailos, Tatiani Cristina Buschirolli, é uma grande alegria contribuir para o crescimento profissional e pessoal dessas pessoas.

“Ver a motivação e o brilho no olhar delas durante a realização do curso é uma emoção que não tem preço”, diz. Segundo ela, a Escola Inclusiva é muito mais do que uma capacitação para o mercado de trabalho. “Contribuímos para que os participantes também tenham mais qualidade de vida, oportunidades e realizações, além de novos amigos”, complementa.

Ao término do curso, muitos alunos são absorvidos pelas próprias instituições parceiras ou direcionados para vagas às quais se encaixem.

As atividades tiveram duração de três meses com carga horária de oito horas semanais, divididas em dois dias. Durante os encontros, os alunos aprenderam disciplinas como matemática, português e introdução ao mercado de trabalho. As aulas aconteceram no Sesi, em Blumenau (SC), com o auxílio de um intérprete de Libras e técnico especialista por sala. 


Sobre o Ailos

Constituído em 2002, o Sistema Ailos conta com mais de 680 mil cooperados, 13 cooperativas, mais de 175 postos de atendimento e R$ 6,6bilhões em ativos.

Com atuação nos três estados do Sul do país, possui mais de 2,5 mil colaboradores. As cooperativas que compõem o SistemaAilos são: Viacredi, AcrediCoop, Credifiesc, Acentra, Credelesc, Transpocred, Credifoz, CredCrea, SCRcred, Evolua, Credicomin, Crevisc e Viacredi Alto Vale.

Fonte:

Deixe seu comentário