Portal da Cidade Brusque

BOA AVALIAÇÃO

Engenharia Química da Unifebe obtém conceito 4,36 do Ministério da Educação

A nota é resultado de avaliação feita pela comissão avaliadora do INEP

Publicado em 29/09/2022 às 11:01

O Curso de Engenharia Química do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) foi avaliado pelo Ministério da Educação e obteve o conceito 4,36, em uma escala de 1 a 5, de acordo com o MEC.

A nota é resultado da Avaliação Externa Virtual In Loco, realizada entre os dias 19 a 21 de setembro, pela Comissão Avaliadora ad-hoc do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) / Ministério da Educação (MEC), composta por dois professores com formação na área do curso.

A avaliação, que teve como objetivo o reconhecimento do curso perante o MEC, analisou aspectos como Organização Didático Pedagógica, Corpo Docente e Infraestrutura. De acordo com o assessor de Desenvolvimento Institucional e Coordenador da Comissão Própria de Avaliação (CPA), Robson Zunino, além de visitar a infraestrutura de maneira virtual síncrona, a Comissão Avaliadora verificou documentos, principalmente o Projeto Pedagógico do Curso e realizou entrevistas com discentes, docentes, técnico-administrativos e com a Comissão Própria de Avaliação (CPA).

“O desempenho do Curso de Engenharia Química, na sua primeira Avaliação Externa, é coerente com a qualidade da proposta pedagógica, do corpo docente e da infraestrutura física e tecnológica disponibilizada. Esse resultado corrobora com o nível de satisfação dos discentes e docentes do curso expressos nos indicadores da Autoavaliação Institucional”, evidencia Robson.

A reitora da Unifebe, professora Rosemari Glatz, celebrou mais um resultado positivo obtido pela instituição. “O curso de Engenharia Química é o terceiro curso da UNIFEBE avaliado este ano pelo MEC e, mais uma vez, recebemos um excelente conceito, que realmente reflete a qualidade das práticas realizadas pela instituição e evidencia nossa preocupação com a formação completa desses futuros profissionais. Parabéns aos professores e acadêmicos pelo resultado da Avaliação”, reafirma Rosemari.

O Curso
A primeira turma do curso de bacharelado em Engenharia Química da UNIFEBE iniciou em 2017. O curso que é estruturado em cinco anos, busca formar profissionais aptos a gerenciar os processos químicos de uma indústria, monitorando etapas de produção e criando projetos e soluções. Durante a graduação os acadêmicos têm contato direto com a prática da profissão, utilizando uma excelente infraestrutura laboratorial para aprender como transformar matéria-prima em produto, por meio de operações físicas, químicas e bioquímicas.

“Um dos diferenciais do nosso curso de Engenharia Química é o foco na demanda regional e o envolvimento com a comunidade local. O conceito vem para coroar esse trabalho realizado com tanto carinho a tantas mãos”, conclui a coordenadora de Engenharia Química da UNIFEBE, professora Rafaela Bohaczuk Venturelli Knop.

O reconhecimento do MEC também proporciona que os estudantes graduados em Engenharia Química pela UNIFEBE obtenham seus registros no Conselho Regional de Química da 13ª região CRQ - XIII e no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina CREA-SC.


Fonte:

Deixe seu comentário