Portal da Cidade Brusque

Nacional

Equipe Baja Pelznickel representará a Unifebe em competição nacional

17ª Etapa Sul da Competição Baja SAE será realizada em Caxias do Sul (RS) de 15 a 17 de novembro

Postado em 13/11/2019 às 09:29 |

(Foto: Divulgação )

Com destino a Caxias do Sul (RS), a Equipe Baja Pelznickel vai no próximo dia 14 de novembro, em busca de mais uma importante colocação na 17ª Etapa Sul da Competição Baja SAE. A disputa regional será realizada este ano na Universidade de Caxias do Sul, de 15 a 17 de novembro. 

Projetado e construído pelos próprios estudantes, o veículo off-road disputará com outros carros de universidades do sul do país, provas de apresentação e prática. Logo no primeiro dia, a prova de segurança estática e dinâmica determinará quais os veículos seguem na competição. 

Com o veículo aprovado no teste de segurança, as equipes seguem para as provas de apresentação do projeto do veículo, projeto dinâmico, prova de aceleração, tração, retomada, manobrabilidade, suspensão e super prime. 

Para encerrar a disputa, a prova de enduro, desafia as equipes e veículos na pista. Valendo 400 pontos, a disputa é a mais aguardada e temida pelos estudantes. O objetivo: percorrer em quatro horas a maior quantidade de vezes um trajeto cheio de obstáculos. A equipe que completar mais voltas, soma a pontuação máxima. 

De acordo com o coordenador do projeto Baja Pelznickel, professor Rodrigo Blödorn, a expectativa é que a UNIFEBE fique entre os 10 primeiros colocados. “No ano passado ficamos em 13º lugar na classificação geral, competindo com 24 equipes, e em 4º lugar na prova de velocidade. Os resultados já são animadores e estamos preparados para nesta edição do evento, ficarmos entre as 10 primeiras colocações”. 

Novos integrantes 

O coordenador do projeto, lembra que logo depois da competição, a equipe começa a melhorar o carro para a etapa regional de 2020 e, em paralelo, construir um novo veículo para competir na etapa nacional de 2021. 

Para isso, a equipe Baja Pelznickel abrirá vagas aos interessados em participar do projeto. As vagas são abertas a todos os acadêmicos dos cursos de Engenharia e do Ensino Médio, que estiverem interessados em atuar como voluntários. 

“O projeto Baja é uma oportunidade única para quem quer trabalhar com a indústria automotiva. Além de aprender todas as etapas de construção de um carro off-road, eles desenvolvem competências específicas da área”. 

O carro que competirá na 17ª Etapa Sul da Competição Baja SAE, em Caxias do Sul, foi construído pelos estudantes com o patrocínio da UNIFEBE, GS Motos, Bompack, Supermercados Carol, Metalúrgica Perfil, Lotus, Mensageiro dos Sonhos e do DCE UNIFEBE. 

A equipe 

Representando pelo segundo ano o Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE), a equipe é a única do Vale do Itajaí, e é formada por 17 integrantes de Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção e do Colégio Universitário de Brusque. 

A equipe Baja Pelznickel UNIFEBE existe desde março de 2018. O nome é uma homenagem à lenda trazida pelos imigrantes da região de Baden-Württemberg, da Alemanha, que colonizaram Brusque e Guabiruba. 

17ª Etapa Sul da Competição Baja SAE 

A competição é promovida pelo Programa BAJA SAE, que é uma iniciativa da Society of Automotive Engineers — Sociedade de Engenheiros Automotivos, criado na Universidade da Carolina do Sul, nos Estados Unidos. A disputa é entre veículos off-road, construídos por equipes de diversas universidades, onde o aluno se envolve com um caso real de desenvolvimento de um veículo, desde sua concepção, projeto detalhado, construção e testes. 

Dentro dessa empresa fictícia formada por estudantes voluntários, os acadêmicos vivenciam situações reais de setores como compras, marketing, vendas, projetos e simulações. Com isso, a SAE busca formar engenheiros preparados para atuar na área de engenharia automotiva. 

Saiba mais 

Acompanhe a equipe e os resultados da competição pelo Instagram, no perfil @bajapelz e pela #pelznaopara.

Fonte:

Deixe seu comentário