Portal da Cidade Brusque

De Brusque

Equipe conquista segundo melhor design mecânico do robô, em campeonato nos EUA

Os campeões de robótica foram recebidos com festa em Brusque

Publicado em 17/07/2019 às 03:01

(Foto: Divulgação )

Muita festa, abraços e comemorações para receber os alunos do SESI SENAI de Brusque, que conquistaram nos Estados Unidos o troféu de segundo melhor design mecânico do robô, no torneio promovido pela FIRST LEGO League (FLL) em West Virginia, Estados Unidos. A competição reuniu 62 equipes de diversos países, de 12 a 14 de julho. As viagens espaciais foram o tema desta temporada da FLL. As equipes foram desafiadas a criar alternativas que ajudassem no bem-estar de astronautas e em pesquisas espaciais.

“A gente trouxe um troféu inédito, pois no Estado não tem esse troféu ainda, de design do robô internacional. Foi desafio chegar lá: teve regional, estadual e nacional. Foi muito significante pra gente, quando a gente foi chamado lá e saber que está entre os melhores do no design do robô, por exemplo, na robótica. Um esforço e muito estudo de todos”, destacou o técnico da equipe, Claudio Lima Rhenns. 

Esta é a segunda vez que o Gustavo Osovski, de 13 anos de idade, participa da equipe, a Tecnorob Evolution. A experiência, única, segundo ele, será muito importante para o futuro. “ Para meu currículo é um aprendizado muito bom, (...) até porque eu aprendi bastante inglês, melhorei bastante, e a parte da competição é isso, da gente ter várias equipes e ir lá e se divertir”, contou. 

E como o incentivo de casa é muito importante, os pais orgulhosos só tinham elogios para os filhos campeões. 

“Desde a primeira competição regional que foi aqui em Rio do sul, a gente vem acompanhando todo o processo, o empenho e toda a logística envolvida em cima disso. O próprio SESI como um todo, dando todo o suporte pra eles e ter a oportunidade de ir pro mundial, foi excelente pro grupo. Com isso se percebeu o trabalho serio que é representar o país num nível de tecnologia e saber que o nosso potencial é tão grande quanto de qualquer outro país. Estou muito orgulhoso”, conta Ari José Knihs, pai da aluna Maria Fernanda. 

A estudante é uma das meninas que compõem a Tecnorob . Ela descreveu o que representou essa temporada para a equipe, a evolução pela qual passou com seus amigos Ana Carolina Riegert Uhlmann, Arthur Felipe Carminati, Arthur Gabriel Silveira Sophiati, Gustavo Osovskie Nicolas Patrick Souza, além do mentor, o Thiago Day e, claro, com o técnico Claudio e a supervisora Louise Dorow Caetano.    

“Eu nunca imaginei que tinha toda essa importância e tudo o que eu aprendi nessa temporada e o que eu sempre falo pra todo mundo que me pergunta: FLL não é só aprender a montar um robô e fazer um projeto, pesquisar alguma coisa. FLL é saber ser amigo, é saber trabalhar em equipe, é saber ter respeito pelos outros, E eu acho que isso é a base da vida, então a FLL deu um reforçada nos nossos valores, no que a gente tem que ser”, explicou. 

Desta equipe, alguns não estarão mais juntos para a próxima temporada, pois já passaram da idade determinada. Outros quatro novos alunos passaram por uma seleção e já iniciaram os estudos para a próxima temporada das competições da FLL, que terá o primeiro desafio em outubro, em Jaraguá do Sul, quando acontece o torneio regional.   

A PESQUISA 

Os alunos do SESI de Brusque , também desenvolveram um projeto de pesquisa que visa suprir a deficiência de vitamina D nos astronautas, um problema comum na vida espacial. Mesmo com a ingestão de duas doses diárias do nutriente, pesquisas espaciais mostram que astronautas voltam à Terra com cerca de 30% a menos do nível ideal. Isso ocorre, principalmente, pela falta da exposição aos raios ultravioletas do tipo B, transmitidos pelos raios solares. A deficiência da vitamina pode causar uma série de doenças como osteoporose, câncer, depressão e demência. 

No torneio realizado neste final de semana, as outras duas equipes brasileiras, de escolas do SESI de Goiás e do Distrito Federal, conquistaram na competição o primeiro e segundo lugar geral, respectivamente. 

Robótica 

A robótica está inserida nos currículos escolares do SESI desde 2002, mas nos últimos anos ganhou relevância por conta dos avanços da indústria 4.0, mais tecnológica e automatizada. A robótica está provocando uma revolução nas salas de aulas. Ela vai além dos cálculos e desenvolvimento de sistemas autônomos, envolve criatividade, trabalho em equipe e vontade de aprender. 

O campeonato da FIRST promove educação, ciência e tecnologia pelo mundo, e tem como parceiras empresas como a Qualcomm, Google, Bosch, Lego Education, Apple, Boeing, entre outras. Desde 2013 promove torneios de robótica da FIRST LEGO League (FLL) com jovens de 9 a 16 anos. Em 2019, passou a organizar mais uma categoria de robótica, a FIRST Tech Challenge (FTC). 

Presente em Brusque, para um evento estadual de educação voltado aos professores do SESI SENAI, o diretor de educação das unidades na FIESC, destacou o trabalho que a federação realiza de incentivo a tecnologia, elogiou o desempenho da equipe e os resultados que a unidade de Brusque vem conquistando ao longo dos anos em robótica, agradeceu o apoio dos pais nesse processo, que segundo ele “é de extrema importância para que os filhos alcancem seus objetivos” e, teceu um agradecimento especial ao técnico, ao professor Claudio: 

“A todos os envolvidos, os meus parabéns e de toda a federação, mas em especial ao professor Claudio, pois essas crianças precisam de uma base, de um incentivo diário e saiba: time campeão, se faz com professor campeão”, frisou o diretor. 

Fonte:

Deixe seu comentário