Portal da Cidade Brusque

Escola brusquense receberá o SESI Ciências

Cerca de 270 alunos serão imersos em temas que incentivam o pensamento científico no cotidiano

Publicado em 06/09/2017 às 05:30

Foto: divulgação

Nos próximos dias 13, 14 e 19 de setembro, a Escola Municipal de Ensino Fundamental José Vieira Corte, situada no Bairro Santa Luzia, em Brusque, receberá mais uma edição do SESI Ciências. O evento tem como objetivo desenvolver a cultura científica industrial, disseminar a cultura de inovação e contribuir para o letramento do conhecimento científico e tecnológico da sociedade.

De acordo com a coordenadora regional de Educação do Serviço Social da Indústria (SESI), Sandra Freitas, o projeto será realizado com 276 alunos do 1º ao 9º ano, que participarão do curso “Eletricidade: Se Liga Aí!”. “A meta é que o aluno  participante percorra um itinerário formativo que o levará a ressignificar conhecimentos sobre a presença e o uso da energia elétrica no cotidiano”, ressalta.

A metodologia que compõe essa ação foi constituída a partir da premissa de que os sujeitos, ao entrarem em contato com a proposta, serão instigados a ampliar o seu olhar para os conceitos científicos, entendendo, por meio de vivências lúdicas, que a ciência permeia o cotidiano. “Certamente um espaço de experiências, onde o aluno poderá se concentrar em situações-problema vivenciadas diariamente. Isso servirá como estímulo a busca de soluções a partir do ponto de vista científico", finaliza a educadora.

Metodologia

A proposta metodológica fundamenta-se no papel protagonista e ativo dos participantes em 3 etapas distintas.

Em sua 1° etapa, a "Problematização Inicial", apresenta situações do cotidiano do participante como temáticas a serem investigadas.

A 2° etapa, denominada "Organização do Conhecimento", leva o participante a estabelecer relações entre os conhecimentos que já possui e os novos conhecimentos adquiridos a partir dos estudos desenvolvidos.

Na 3° etapa, intitulada "Aplicação do Conhecimento", o participante realiza os experimentos científicos e apresenta suas reflexões e conclusões acerca dos conceitos envolvidos na temática investigada.

Curiosidade

A Escola Municipal de Ensino Fundamental José Vieira Corte leva o nome do pai do presidente da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), Glauco José Corte. O SESI é uma das entidades que fazem parte do sistema FIESC.

 

Fonte:

Deixe seu comentário