Portal da Cidade Brusque

Estágio de acadêmico de Psicologia vira projeto pedagógico em Canelinha

Durante todo o estágio, foram proporcionadas aos estudantes da instituição atividades e momentos de expressão dos seus pensamentos, emoções e sentimentos

Publicado em 26/10/2017 às 04:00

Foto: divulgação

O contexto escolar é um dos principais agentes transformadores da vida de um estudante. Para reconhecer a autoestima como um agente facilitador na promoção da saúde mental e cognitiva de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, o acadêmico de Psicologia da UNIFEBE, Jeferson dos Santos, desenvolveu no primeiro semestre deste ano um estágio na Escola de Educação Básica Professora Minervina Laus em Canelinha/SC. O trabalho foi orientado pela professora Me. Luzia Meurer no estágio específico I, com ênfase em Psicologia, Prevenção e Promoção da Saúde.

Durante todo o estágio, foram proporcionadas aos estudantes da instituição atividades e momentos de expressão dos seus pensamentos, emoções e sentimentos e foram averiguadas as possíveis mudanças provocadas pela baixa autoestima nos contextos de vida destes, principalmente no que se refere ao contexto escolar.

"Neste sentido, reconheceu-se que o desenvolvimento de uma criança é cercado de estímulos impulsionadores a realização das tarefas, porém para que isso ocorra de maneira satisfatória, se faz necessário que o encorajamento, seja ele parental ou por parte de outros agentes como os professores e colegas se faça presente. Assim, cabe destacar que se faz necessário que o indivíduo também se ajuste aos contextos nos quais ele vive", explica o acadêmico Jeferson.

A gestora escolar Patrícia Borati enfatiza juntamente com o acadêmico a importância de um olhar mais voltado à subjetividade dos estudantes.

"Ao ingressar no meio escolar o aluno traz consigo aspectos próprios de sua singularidade, os quais se articularão ao seu processo de aprendizagem e desta forma, torna-se fundamental o ato de proporcionar aos estudantes o direito de expressar-se. Assim, se faz necessário que os profissionais se posicionem para uma escuta atenta e empática, visto que a escola é um espaço social fundamental para a constituição da subjetividade dos estudantes", destaca.

Após o desenvolvimento do estágio, o acadêmico Jeferson foi convidado pela gestão escolar a participar na elaboração de um projeto que desse continuidade ao trabalho realizado em conjunto com a Equipe Pedagógica. Assim, foi lançado o Projeto Encantamento, que por meio das práticas pedagógicas, visa contribuir com a redução do índice de evasão e reprovação escolar, melhorar o rendimento e o desempenho escolar dos estudantes, além de fazer com que estes atribuam sentido às suas trajetórias e perspectivas de vida, aprimorando seus comportamentos sociais e valores éticos.

 

Fonte:

Deixe seu comentário