Portal da Cidade Brusque

CLUBE DE DEBATES

Estudante brusquense vai representar o Brasil em torneio mundial de debates

Clarissa Dias se prepara para representar o Brasil no Campeonato Mundial de Debates, em agosto

Publicado em 09/05/2022 às 15:18

(Foto: Divulgação)

O Colégio São Luiz formou, há cerca de um mês, seu Clube de Debates, iniciativa inédita em Santa Catarina. A estudante Clarissa Dias, embaixadora do Instituto Brasileiro de Debates, é a responsável pela implantação do projeto na instituição e, neste momento, se prepara para representar o Brasil no Campeonato Mundial de Debates, que acontecerá em agosto, de forma virtual.

“A educação não se faz somente de livros ou de lições que precisam ser absorvidas ou decoradas. O conhecimento pode ser debatido, dialogado, contra-argumentado. E o Clube de Debates vem ao encontro da autonomia do aluno, permitindo que ele se posicione, amparado por argumentos. É assim que percebemos, muitas vezes, como nossas ações e opiniões são frágeis”, diz o diretor do Colégio São Luiz, padre Silvano João da Costa.

Segundo ele, a iniciativa partiu da aluna do Ensino Médio, Clarissa Dias, 16 anos. “Ela nos procurou e trouxe a demanda própria do jovem, que também quer falar, se posicionar e ser ouvido. Estamos acostumados, enquanto instituição, a apontar o que os estudantes devem fazer. E, agora, vemos alunos que nos provocam com projetos, nos quais eles se tornam protagonistas e geradores de conhecimento. Isso é uma graça, e merece ser acolhida”, comemora o diretor.

Representação nacional

Clarissa Dias conheceu os debates competitivos no ano passado e já acumula conhecimento, vitórias e experiências. É com esta bagagem que ela conduz o Clube no colégio, que reúne cerca de 30 integrantes, entre o 9º Ano e o Terceirão. Neste momento, a equipe está aprendendo sobre a dinâmica e regras do esporte, além de discutir mais brevemente sobre temas da atualidade, como músicas, filmes, livros, economia, relações internacionais, entre outros. A expectativa é que, em breve, iniciem os torneios internos, possibilitando experiência aos participantes.

“O objetivo é expandir esta prática, diante dos benefícios que percebemos, como mais conhecimento e facilidade de aprender, melhor habilidade de escrita, oralidade e redação”, afirma a estudante.

Segundo ela, a prática é regulada no país pelo Instituto Brasileiro de Debates. “É mais comum este movimento em universidades. Dentro de Santa Catarina, o Colégio São Luiz é pioneiro. A UFCS tem o projeto, mas ele se limita ao Ensino Superior”, releva.

Em julho do ano passado, Clarissa se dedicou a um curso intensivo de férias sobre o tema e, entre os meses de dezembro e janeiro, se aprofundou em debates de alto rendimento. Foi assim que a estudante venceu a seletiva para o Campeonato Mundial de Debates e irá representar o Brasil no mês de agosto, de forma virtual, no torneio que acontecerá na Holanda. “A seletiva reuniu 130 estudantes e envolveu quatro fases. Sou a única catarinense classificada e alcancei o primeiro lugar, o que me permitirá ser capitã. Em três edições, é a primeira vez que uma mulher lidera a equipe do Brasil”, comemora a jovem, que terá ao seu lado estudantes de Goiás, Ceará e Rio Grande do Sul.


Fonte:

Deixe seu comentário