Portal da Cidade Brusque

ECOTURISMO

Estudantes da rede pública de Guabiruba percorrem trilhas do município

Atividade é alusiva a Semana Mundial do Meio Ambiente e promove mais conexão entre alunos e a natureza.

Publicado em 20/06/2018 às 00:59

Aproximadamente 250 estudantes do 9º ano da rede pública de Guabiruba ficaram mais conectados com a natureza nesta semana percorrendo a trilha que leva às minas de ouro abandonadas, no bairro Lageado Alto.

Eles caminharam quase sete quilômetros, entraram na mina, almoçaram na junção entre os rios Cristalina e Braço (também chamado de Esquecido) e conheceram mais sobre a história do Parque Nacional da Serra do Itajaí e a tentativa de extração de minérios no local.

As atividades fizeram parte da Semana Municipal de Meio Ambiente, organizada pela Prefeitura, por meio das Secretarias de Meio Ambiente e Educação, em parceria com a Associação de Ecoturismo, Preservação e Aventura do Vale do Itajaí (Assepavi).

Há três anos as trilhas ecológicas são feitas em junho pelos estudantes que estão concluindo o Ensino Fundamental. “O que eu mais gostei foi de entrar na mina”, observa Robson Quesinski Fagundes, 15 anos, aluno da Escola Básica Municipal Professora Anna Othília Schlindwein.

Para o professor da escola, Gilberto Debatin, que acompanhou o grupo na terça-feira, 19, a atividade fortalece o laço entre docente e aluno e entre os próprios estudantes. “A vivência em uma caminhada permite uma interação diferente entre eles, como a de ajudar um ao outro, quando um escorrega, por exemplo. Esses laços são importantes na formação do indivíduo”, pontua.

O integrante da ASSEPAVI, Murilo França, explica que a trilha é considerada leve e que os atrativos vão além da mina. “É um trajeto muito rico na fauna e flora, inclusive vimos um tucano boi”, relata. “Aqui é um laboratório e cada vez que percorremos algo a mais é observado, tem algo novo”, complementa.

A secretária municipal de Meio Ambiente, Bruna Eli Ebele, destaca que as ações ambientais começaram em junho com a distribuição de mudas em frente à prefeitura e serão encerradas com a palestra Caminhos da Mata Atlântica no dia 28 de junho na Câmara Municipal de Vereadores. “A palestra será realizada pela ASSEPAVI, nossa parceira nas atividades educacionais de meio ambiente. Estamos contentes com a participação do público nas ações desenvolvidas durante esse mês em que se reforça a importância do meio ambiente”, pontua.

Fonte:

Deixe seu comentário