Portal da Cidade Brusque

INTERNACIONAL

Estudantes de Brusque debatem Mobilidade Sustentável em workshop na Alemanha

Acadêmicos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil da Unifebe participaram do evento

Publicado em 21/05/2018 às 23:17

A troca de conhecimentos e experiências entre brasileiros e alemães foi mais uma vez um dos grandes diferenciais do 2º Workshop Internacional de Mobilidade Sustentável “Hands on Sustainable Mobility”, realizado em Karlsruhe, na Alemanha, entre os dias 14 a 18 de maio.

Os acadêmicos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil da UNIFEBE participaram do evento, promovido em conjunto pela Universidade de Karlsruhe e pela Unifebe.

A professora Patrícia Kuwer, de Arquitetura e Urbanismo, destaca que a semana agregou conhecimentos tanto para os acadêmicos como para os professores. Segundo ela, debateu-se soluções, sistemas de infraestrutura e diferentes propostas para a mobilidade.

"O workshop foi uma oportunidade dos nossos estudantes compartilharem suas práticas em relação ao planejamento urbano e nosso curso mostrou que está antenado e num bom caminho", avalia Patrícia.

Para o professor Marcelius Aguiar, coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo, o evento foi extremamente importante, já que os laços entre a Universidade de Karlsruhe e a UNIFEBE se estreitaram ainda mais. Ele salienta que discutir mobilidade urbana num país como o Brasil em que impera o uso de veículos é buscar um futuro melhor.

"O uso das bicicletas e modelos de transporte alternativos faz com que tenhamos um futuro mais promissor, sustentável e inteligente", enfatiza Aguiar. 

A acadêmica de Arquitetura e Urbanismo, Julia Hort, salienta que foi muito gratificante viver essa experiência proporcionada pela UNIFEBE.

",As atividades da semana acrescentarão na vida acadêmica e profissional. Aprendemos com os alemães, que são muito evoluídos, mas também deixemos a nossa contribuição",  ressalta Julia.

Além dos acadêmicos e dos professores citados, também participaram da viagem a assessora de relações internacionais, Ana Paula Bonatelli e André Rocha Tomasi da UNIFEBE, além do funcionário da secretaria de Trânsito e Mobilidade de Brusque, Valério de Moraes Kosel.

Cooperação
No dia 17 de maio foi assinado um contrato de cooperação entre o distrito de Karlsruhe e a Universidade de Karlsruhe, que estabelece essa cooperação para o projeto de mobilidade sustentável, do qual a Unifebe é parceira.

Durante a semana também foram realizadas apresentações dos trabalhos por ambas as universidades, que analisaram problemas relacionadas à mobilidade da cidade e apresentaram propostas de soluções.

Além disso, a equipe técnica e professores tiveram várias reuniões para estabelecer os próximos passos do projeto. Até 2020, serão realizados seis workshops entre as duas universidades, três no Brasil e três na Alemanha. O primeiro foi realizado em novembro de 2017 no campus Santa Terezinha da Umifebe em Brusque.

Fonte:

Deixe seu comentário