Portal da Cidade Brusque

EDUCAÇÃO

Estudantes de Brusque são convidados para Olimpíada Internacional de Matemática

Turmas da EEF Prafª Augusta Knorring receberam convite para provas que serão disputadas na Tailândia em agosto.

Publicado em 21/06/2018 às 23:43

Alunos da Escola de Educação Fundamental Professora Augusta Knorring, do bairro Steffen, receberam uma carta credencial para participação na Asia International Mathematical Olympiad – Aimo 2018.

O convite veio em virtude do desempenho dos estudantes, com a conquista de medalhas na Olimpíada Internacional de Matemática Sem Fronteiras. 

“O Programa de Olimpíadas da Rede (POC), organizador oficial da olimpíada no Brasil, tem o prazer de informar que sua instituição foi selecionada para integrar a delegação do Brasil”, diz o comunicado. O evento será realizado de 3 a 7 de agosto, na cidade de Bangcoc, na Tailândia.

Conforme destaca a professora do sexto ao nono ano, Cristiane Wagner da Rosa Braintenbach, os alunos do 4º ano B e 5º ano A ficaram com o ouro na etapa estadual, enquanto os estudantes do 6º ano A levaram a prata. Na fase nacional, o 6º ano levou o bronze, enquanto os alunos dos 4º e 5º ano ficaram com a prata.

Os estudantes tiveram que fazer uma prova interclasses, em que a turma toda se divide em grupos para resolução de questões da prova. Posteriormente, todas as respostas são juntadas. “É uma prova colaborativa, que traz questões em inglês também e de raciocínio lógico e problematização”, explica a professora.

Cristiane observa que essa carta convite é importante porque acaba incentivando os alunos a estudarem e gostarem mais da disciplina de matemática “Estamos felizes, porque ficamos à frente de muitas escolas estaduais e particulares" comenta.

Sobre a Aimo

A Aimo é uma iniciativa conjunta de três das melhores instituições mundiais dedicadas ao estímulo ao ensino da Matemática: Asian Mathematical Olympiad Union, the China Education Research Association e the Hong Kong Mathematical Olympiad Association. 

Trata-se de uma competição individual aberta, para escolas convidadas pelas secretarias regionais da Aimo. Participam estudantes do terceiro ano do Ensino Fundamental até a terceira série do Ensino Médio de escolas públicas e privadas. O objetivo é estimular o interesse pela Matemática e promover a melhoria do seu aprendizado. 

A iniciativa é realizada desde 2012, quando ocorreu em Hong Kong. Nos anos seguintes foram realizadas em Taiwan (2013), Chengdu, na China (2014), Tailândia (2015), Hong Kong (2016), e Malásia (2017).

O evento tem a participação anual de mais de 2 mil estudantes de 13 países ou regiões do mundo: Brasil, Bulgária, Cazaquistão, China, Cingapura, Coréia do Sul, Filipinas, Hong Kong, Indonésia, Macau, Malásia, Myanmar e Taiwan.


Sobre a Rede POC

A Rede Poc é uma instituição privada de intercâmbio científico juvenil cuja missão é promover a excelência na educação através do estímulo ao interesse pela Ciência, Tecnologia e Inovação e foi convidada a ser a Secretaria Regional da Aimo no Brasil.

Desde 2000 seleciona, orienta, acompanha ou prepara estudantes brasileiros para olimpíadas, feiras, escolas avançadas, summer courses e fóruns nos seguintes países: África do Sul, Argentina, Alemanha, Austrália, Bulgária, Canadá, Chile, Colômbia, Equador, Coréia do Sul, Costa Rica, Eslováquia, Índia, Indonésia, Itália, Paraguai, Peru, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Rússia, Suíça e Suécia.

Fonte:

Deixe seu comentário