Portal da Cidade Brusque

Inclusão

Estudantes realizam exposição audiodescritiva para deficientes visuais

Exposição inédita na região foi organizada pelos estudantes do Ensino Médio do SESI/SENAI e contará com audiodescrição em todas as obras

Publicado em 26/04/2019 às 02:16

(Foto: Assessoria de Imprensa SENAI/SESI)

Cópias de Obras como Monalisa, de Leonardo da Vinci, A criação de Adão, de Michelangelo Buonarotti e muitas outras, estarão expostas no SENAI de Brusque, na próxima semana. Será um verdadeiro vernissage, porém com um olhar diferente: todos os quadros terão audiodescrição, para atender o público com deficiência visual.

A audiodescrição de obras é uma prática que vem se difundido, visto que é um recurso de acessibilidade comunicacional já previsto na Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência.  “Na nossa região, não há espaços que contemplem a cultura da exposição de obras de arte atendendo o público de pessoas com deficiência visual. Por isso, pensamos em promover este evento, que tem o intuito de proporcionar essa experiência para essas pessoas”, conta a estudante Isadora Casett.

Isadora e outros alunos do 1º ano do Ensino Médio foram responsáveis em promover e organizar toda a exposição, junto aos professores da área de Linguagens e suas Tecnologias, Juliana Costa Masera e Carlos Eduardo Marinho. Um trabalho inédito na região que está sendo desenvolvido pela equipe do Serviço Social da Indústria – SESI e os alunos e que servirá de estímulo para que todos os setores culturais pensem nessas pessoas.

“Na grade do ensino médio no SESI, os alunos estudam os textos descritivos, e uma destas disciplinas é tipologia textual descritiva. Durante este aprendizado, ao pensar na parte prática, surgiu a ideia da exposição, mas voltada para as pessoas com deficiência visual que também precisam ter acesso à cultura”, conta a professora Juliana Costa Masera.

Numa primeira etapa, os alunos passaram por uma preparação com palestrante e auxílio de pessoas da área da Educação Especial. Além disso, os estudantes também aprenderam sobre audiodescrição e definiram como seria a exposição. Foram escolhidas 11 obras de artistas renomados e elas foram impressas e emolduradas. Outras três obras expostas são autorais, produzidas por alunos da turma voltadas ao toque. Também foram gravados os áudios descrevendo cada uma das obras e preparados os equipamentos para que os visitantes possam ouvir. Todas as obras também contarão com etiquetas em Braille para facilitar ainda mais o entendimento.

“Isso que a gente está promovendo também é acessibilidade, é dar acesso à cultura para essas pessoas, o que garante a constituição. Então, pra gente, poder contribuir, mesmo que numa proporção menor, já é uma grande satisfação”, diz a aluna Thaíssa Souza de Jesus.

A exposição abre no próximo dia 02 de maio, às 19h, no SENAI de Brusque e fica até sexta, dia 3. O SENAI está localizado na Avenida Primeiro de Maio, Brusque.

 

Serviço:

O quê: Exposição para pessoas com deficiência visual

Quando: 02 de maio de 2019, às 19h

Sexta, dia 3, das 8 às 12 e das 13h30 às 17h

Onde: Escola SENAI - Avenida Primeiro de Maio, Brusque

Fonte:

Deixe seu comentário