Portal da Cidade Brusque

EDUCAÇÃO

Estudantes se formam no Programa de Iniciação ao Trabalho

Ação é uma parceria entre a Prefeitura de Brusque e o CIEE e busca além de capacitar os jovens profissionalmente, combater o trabalho infantil.

Publicado em 04/11/2018 às 22:59
Atualizado em

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Brusque e o Centro de Integração Empresa Escola de Brusque (CIEE) realizaram nesta quinta-feira (1°) a formatura de 20 jovens do Programa de Iniciação ao Trabalho (PIT).

A iniciativa visa oportunizar jovens que estão na fase de aprendizagem, ou seja de 14 a 24 anos incompletos, para capacitação profissional. A ação tem ainda como objetivo combater o trabalho infantil por meio do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), da Secretaria de Assistência Social e Habitação de Brusque.

Os jovens desenvolveram atividades nas empresas de 13 de agosto a 22 de outubro. Conforme destaca o secretário de Assistência Social de Brusque, Deivis Junior, essa é apenas a primeira turma. A intenção da secretaria, com apoio do CIEE, é auxiliar para formação de novas turmas com o objetivo de atender ainda mais jovens. “Para a gente, é um prazer participar deste programa através do Peti. São jovens que estamos capacitando para o mercado de trabalho, ao proporcionar experiências e conhecimento por meio da iniciativa”, disse, durante a cerimônia de formatura.

A coordenadora do CIEE Brusque, Cátia Maffezzolli, agradeceu a parceria com a Prefeitura de Brusque. Ela lembra do ineditismo da ação e a importância para estes jovens e adolescentes. “A ideia é ofertar uma formação humana, por meio de experiências profissionais visando a inserção destes jovens e adolescentes para ocupar o mercado de trabalho. Por isso, agradecemos a Prefeitura de Brusque, por meio da Secretaria de Assistência Social, por abraçar esse projeto”.

Ela ressalta que o PIT é um programa de capacitação que faz uma ponte entre empresas e estudantes além de outras iniciativas do CIEE em programas como o Jovem Aprendiz. Por fim, Cátia e o secretário de Assistência Social, Deivis Junior, ainda ressaltaram a importância da iniciativa privada para o programa.

“Precisamos que as empresas cada vez mais abram as portas para receber estes jovens. São adolescentes promissores, que muitas vezes só precisam de uma oportunidade”, diz o secretário. “Cremos que é uma função social muito importante. Muitas vezes não gostamos quando vemos um jovem na rua, porém, não fazemos nada de forma efetiva para que ele possa ter outra alternativa. Por isso essa conscientização e participação do empresariado é muito importante para a iniciativa”, completa Cátia.

A cerimônia de formatura foi realizada no auditório da Faculdade São Luiz. O evento contou com pais, profissionais do CIEE, alunos e também com a presença do coordenador da Assistência Social de Brusque, Gabriel Carlos Boos.

Fonte:

Deixe seu comentário