Portal da Cidade Brusque

Família pelo mundo lança livro nesta terça-feira (14)

Obra detalha as aventuras de dois anos de viagem, percorrendo mais de 145 mil quilômetros, 65 países e quatro continentes

Publicado em 13/11/2017 às 05:39

Foto: divulgação

Do lado de fora de uma van improvisada, o olhar de familiares e amigos era de apreensão. Adriana e Jocemar Tomasi estavam prontos para viver uma aventura que poucos se propõem: dar a volta ao mundo. Tudo isso sem grandes recursos, pouca fluência de idioma e na companhia de dois filhos, Miguel, com um ano e nove meses, e Julia, com três anos e nove meses. Ao girar a chave da ignição, Jocemar não foi capaz de imaginar como seriam os próximos dois anos, quando sua família percorreu mais de 145 mil quilômetros pelo mundo, passando por 65 países e quatro continentes.

O resultado desta aventura se transformou no livro “Família pelo Mundo – Uma volta ao mundo de carro com duas crianças pequenas”, que será lançado nesta terça-feira, 14 de novembro, às 20h, na praça de alimentação do Pavilhão Maria Celina Vidotto Imhof (Pavilhão da Fenarreco). A obra, com 392 páginas, traz fotos e relatos surpreendentes desta jornada de desconstrução, marcada pela simplicidade e pela riqueza de experiências.

“Chegamos ao extremo norte do Alasca e ao extremo leste da Rússia. Dirigimos pelo Oriente Médio até o coração da África e também no extremo sul do planeta. Experimentamos o calor de 55 graus no Irã e também os 39 graus negativos da Sibéria. Comemos muito miojo com ovo. Tudo isso para completar um grande sonho que era buscar conhecimento e juntamente com os valores básicos, fazer alguma diferença no mundo”, diz Jocemar, pai e motorista da aventura.

Já Adriana conta que o livro levará os leitores de carona a lugares incríveis, sentindo os medos e alegrias de cada conquista. “Compramos uma passagem para Vladivostok, na Coréia do Norte e, pelo Transiberiano, passamos por sete fusos horários diferentes, em sete dias de viagem. Tentamos até se comunicar com os russos, mas foi difícil da gente se entender. Então foram mais trocas de gentileza do que de informação. A lição mais especial desta aventura é de que pessoas ajudam pessoas”, enfatiza.

Papa-léguas

Esse é o nome carinhoso dado para a Van 2008, que a Família pelo Mundo usou em sua expedição, entre 2012 e 2014.

Filho de estofador, Jocemar sempre estava na oficina de seu pai e ali aprendeu a fazer móveis artesanais. Então se encorajou a adaptar o veículo para viver a aventura. Fez a instalação elétrica e hidráulica. Caprichou em cada detalhe para que tudo funcionasse perfeitamente. Amigos, no entanto, o auxiliaram com o serviço de solda, além da montagem do banheiro e da cozinha.

“No Papa-léguas tem uma engenhoca que é coisa de professor pardal. Para obter água quente no chuveiro foi construído um tambor por onde passa a água do motor e esquenta a água para o banho. Só vendo para entender, mas funciona bem. Colocamos três caixas de água (350 litros), que nos fornecem autonomia de uma semana com banhos diários para todos. Há, também, uma bateria de 450 amperes, um inversor para sustentar nosso fogão elétrico, ar-condicionado e microondas”, explica Jocemar.

O intrépido veículo Papa-léguas, que rodou o mundo com a família brusquense, poderá ser conhecido no coquetel de lançamento do livro, nesta terça-feira. Com entrada franca, o livro da Família pelo Mundo estará à venda no local pelo valor de R$ 79,00.

Serviço

O que?

Coquetel de lançamento do livro “Família pelo Mundo”

Quando?

Terça-feira, 14 de novembro, às 20h

Onde?

Praça de alimentação do Pavilhão da Fenarreco – Brusque

Quanto?

Entrada franca. O livro será comercializado no local pelo valor de R$ 79,00

Fonte:

Deixe seu comentário