Portal da Cidade Brusque

FIP promove palestra para esclarecer dúvidas de empresários quanto ao eSocial

Plataforma do governo federal, eSocial será implantado em 2018 para receber informações sobre cumprimento de obrigações trabalhistas. Grande parte das empresas ainda têm dúvidas sobre como não errar na hora de prestar contas e evitar multas

Publicado em 31/10/2017 às 03:56

A promessa é que ele chegue para simplificar a prestação de informações obrigatórias das empresas ao governo, além de reduzir burocracia. Também promete garantir os direitos trabalhistas. O eSocial é apresentado pelo governo federal como uma forma mais eficiente de fiscalização do cumprimento das obrigações do empregador.

E por intensificar a fiscalização, a falta de fornecimento de informações ao eSocial pode gerar multas e outros problemas às empresas.

É por isso que ele assustandoprincipalmente o setor de Recursos Humanos, já que vai exigir o envio de relatórios periódicos para a plataforma online, e com dezenas de informações, o que gera muitas dúvidas.

Para esclarecer sobre todos os detalhes do eSocial, bem como o cumprimento de todas as informações, a FIP Feira da Moda trouxe a Brusque, para a última edição da FIPSofia, o palestrante Odair Fantoni, especialista em RH.

O evento aconteceu na noite desta segunda-feira (30) no teatro do Centro Empresarial, para os lojistas da FIP e comunidade interessada.

A palestra
O eSocial será implantado em duas etapas. A primeira será a partir de 1º de janeiro de 2018 para empresas com faturamento de 2016 superior a R$ 78 milhões. E em 1º de julho para as demais empresas.

Além de esclarecer as muitas dúvidas da plateia, Fantoni destacou informações importantes que devem ter maior atenção Uma delas é a constante atualização no sistema da carga horária de cada funcionário. “O gestor deve sempre informar ao RH quanto à mudanças no horário de trabalho de todos os colaboradores. Um erro ou inconsistência no relatório enviado ao eSocial pode gerar multas doloridas para a empresa”.

O palestrante também alerta para a necessidade de um bom sistema de folha de pagamento e de gestão de recursos humanos, que é um importante aliado para averiguar o cumprimento de todos os quesitos da lei trabalhista.

Após a palestra, foi servido um coquetel para os convidados que seguiram no debate de ideias sobre o eSocial.

FIPSofia
Idealizado pelo diretor da FIP, Newton Patrício Crespi, o Cisso, a FIPSofia foi lançada em 2017 para melhorar a gestão no setor têxtil em Brusque, através de palestras e workshops com os assuntos de maior destaque entre fabricantes e lojistas.

A iniciativa também inclui palestras motivacionais e oficinas de finanças, entre outros aspectos importantes para gerir um negócio.  

Fonte:

Deixe seu comentário