Portal da Cidade Brusque

"Foram poucas ocorrências", diz comandante dos bombeiros sobre atendimento nas chuvas

Todo o aparato material e humano foi preparado com antecedência para enfrentar os dias de intempérie

Publicado em 08/06/2017 às 01:57

Foto: divulgação

A reportagem de Portal da Cidade Brusque procurou o comandante da 3ª Companhia de Bombeiros Militar, tenente BM Hugo Manfrim Dalossi, para fazer um balanço de momento sobre os atendimentos da corporação durante o período de chuvas em que vive o município.

Segundo o oficial, desde as últimas semanas, quando as previsões do tempo e da Defesa Civil de Santa Catarina já alertavam para a possbiilidade de fortes pancadas de chuva, todo o aparato material e humano já foi preparado para enfrentar os dias de intempérie.

Apesar de todo o volume de água que caiu sobre Brusque e região, aliado ao nível do Rio Itajaí Mirim, que teve seu pico em 7,86 metros, Dalossi acredita que o Corpo de Bombeiros atendeu poucas ocorrências relacionadas as tempestadas.

Das 24 horas de segunda (5) para terça-feira (6) foram 11 ocorrências, sendo oito relacionadas a deslizamento de terra, um corte de árvore e duas interdições de pinguelas (pontes pênsil) que estavam em risco. Já de terça-feira (6) para quarta (7), mais 11: sete deslizamentos, três cortes de árvore e um apoio a Prefeitura de Brusque. "Apesar de tudo, não houve vítimas na nossa região. Isso é um ótimo dado. Apenas danos materiais", ressalta.

Desde o mometo em que a Beira Rio começou a ressurgir, após a baixa na altura do curso do Rio Itajaí Mirim, na terça-feira (6) a tarde, os militares auxiliam na lavagem da pista, para que o trânsito possa ser liberado.

"Apesar do período relativamente calmo, pedimos que a população mantenha atenção, pois, ainda temos previsão de chuva para as próximas horas. O solo ainda está saturado e uma quantidade pequena de chuva pode trazer transtornos", avisa o comandante. 

Ao menor sinal de movimentação de terra, barulhos pouco usuais, rachaduras no solo ou edificações; e postes ou árvores que começam a inclinar, procure o local seguro e acione os bombeiros (193) ou a Defesa Civil (199).

 

Fonte:

Deixe seu comentário