Portal da Cidade Brusque

Grupo de voluntários brusquenses distribui brinquedos para crianças no Peru

É a primeira ação internacional do Mãos do Bem, entidade que tem como objetivo ajudar famílias em condições de vulnerabilidade social

Publicado em 18/09/2017 às 00:25

Foto: divulgação

Viajar já é bom demais… Agora viajar e fazer o bem ao próximo é melhor ainda. Que o diga o casal Schirlene e Orlando Massaneiro, integrantes do grupo brusquense de voluntários Mãos do Bem, além de 37 passageiros de um ônibus da empresa Gilcatur/Massaneiro Turismo, que partiu de Brusque com destino ao Peru, no último mês de agosto. Os viajantes, aproveitando a estadia em regiões peruanas bastante pobres, distribuíram dezenas de brinquedos, fazendo a alegria da criançada. A população das cidades visitadas, mesmo castigada por dificuldades, mesmo assim, mantém sempre com um sorriso pronto no rosto.

Criado em julho de 2017, com o objetivo de ajudar famílias brusquenses em situações de vulnerabilidade social, o grupo, agora, contabiliza a sua primeira ação em terras estrangeiras. “Eu sou da Massaneiro Turismo e fizemos essa viagem ao Peru todos os anos. Como eu já tinha ido, já havia conhecido a pobreza da região, apesar de ser um lugar lindo, colorido, e de gente extremamente simpática. Então eu já fui novamente com a intenção de distribuir brinquedos. Queria ter levado muito mais, mas até chegar lá, passamos por três fronteiras, então tem que ficar explicando”, conta Schirlene.

Os brinquedos, angariados por Schirlene e Orlando após arrecadação com os voluntários do grupo e, também, com os próprios passageiros do ônibus, foram distribuídos em cidades como Cusco, Juliaca e Titicaca. “Eu distribuía do ônibus mesmo, enquanto passávamos pela rua. Cada local que passávamos e víamos crianças carentes, em condições de pobreza, nós distribuímos. A gente não imaginava que ia tomar uma proporção tão grande”, ressalta a voluntária.

Mãos do Bem

O grupo nasceu dentro de outra ação social – a Escola dos Anjos, um projeto que atua com crianças carentes, com a doação de carinho, abraços e atenção. 

O voluntário do Mãos do Bem, Pablo Alexandre Costa, conta que, no dia 12 de julho, quando era realizada a segunda etapa da Escola dos Anjos, ele e outros voluntários unidos com as crianças atendida pelo projeto começaram a conversar sobre o que mais poderiam fazer pelos pequenos e suas famílias. A vontade dos que ali estavam em ajudar era tão grande que não demorou mais de algumas horas para o grupo ser formado e as primeiras atuações acontecerem.

Hoje, o grupo já conta com cerca de 40 voluntários, que se comunicam diariamente pelas redes sociais, aplicativos de mensagens e em encontros de onde saem muitas ações sociais. “Queríamos fazer algo a mais, levando alimentos para as famílias carentes de Brusque. A ideia inicial era fazermos um mutirão, arrecadar alimentos e entregar às famílias. Mas o projeto tomou uma proporção muito maior”, diz.

 

Fonte:

Deixe seu comentário