Portal da Cidade Brusque

Educação

I Congresso SESI Educação é sucesso de público em Brusque

Evento é fruto do Projeto “Adolescer” e transcorreu na manhã deste sábado (19), no auditório da Uniasselvi Assevim

Publicado em 21/05/2018 às 05:42

(Foto: Wilson Schmidt Junior)

(Foto: Wilson Schmidt Junior)

(Foto: Wilson Schmidt Junior)

“É um privilégio muito grande para a nossa escola poder contar com um auditório lotado de pais e alunos”. Palavras do diretor regional do Serviço Social da Indústria (SESI), que participou, durante a manhã deste sábado, 19 de maio, do I Congresso SESI Educação. O evento foi realizado no auditório do Centro Universitário Uniasselvi Assevim, em Brusque, e é fruto do Projeto Adolescer, idealizado com alunos do sexto ao nono ano do ensino fundamental.

Ao todo, o congresso contou com seis palestrantes convidados pelos próprios estudantes para falarem sobre temas relevantes na sociedade como, por exemplo, empreendedorismo, política, estabilidade financeira, educação, saúde e cultura. “É um reforço dos valores da escola para que os jovens entendam sobre autonomia, ética e responsabilidade. Isso foi mostrado nas palestras com os profissionais que eles selecionaram. Agrega muito para as suas experiências de vida, contribuindo com temas relevantes para as suas evoluções como cidadãos”, complementa Zen.

De acordo com a supervisora dos anos finais do SESI Escola e idealizadora do congresso, Louise Dorow Caetano, o Projeto Adolescer foi inspirado na coleção de livros Informação e Diálogo, da Editora Moderna. As publicações trazem à tona temas transversais como cultura, valores e atualidades. Através delas, foi concebido o Adolescer, com o objetivo de introduzir valores que contribuirão para o futuro dos estudantes envolvidos.

“Eu percebi nesses livros uma oportunidade de trabalharmos e materializarmos esses valores que já são repassados desde o ano passado no SESI Escola, e mais tantos outros que estão oportunizados nessa coleção. Ficamos felizes que os pais tenham se engajados nesse movimento”, ressalta a educadora. Além do Congresso SESI Educação, desde a segunda quinzena do mês de abril são realizados encontros semanais para desenvolver, aprimorar e criar referências sobre várias temáticas.

Um dos palestrantes da manhã foi Cleber Firmo, bacharel em administração e coordenador do Pólo EAD Uniasselvi Assevim. Para os pais e alunos que lotaram o auditório da faculdade, Firmo falou sobre saúde financeira. Ele elogiou a proposta do Adolescer, ressaltando que o projeto aborda uma série de assuntos relevantes para a nova etapa da vida dos jovens, que se aproximam cada vez mais da maioridade.

“O que nós precisamos é plantar uma semente nessas crianças, para que elas saibam que no futuro, serão elas à frente das instituições, comandando empresas e educando. Começando cedo, elas já podem começar a pensar em problemas que podem vir a acontecer”, frisa.

Além dele, ministraram apresentações a jornalista Ana Cláudia Massambani; a professora, Carina Gottardi; a coordenadora pedagógica do SENAI Brusque, Cintia Cardoso; o musicista, Bruno Moritz e a educadora física, Catiane da Cruz.

Fonte:

Deixe seu comentário