Portal da Cidade Brusque

Educação

Intercâmbio da Unifebe oferece até 10 alternativas para estudantes

Instituição possui acordo de cooperação com mais de 15 universidades.

Publicado em 14/01/2020 às 23:24

(Foto: Divulgação/Reprodução)

Na mala uma bagagem repleta de novos conhecimentos, e no currículo um diferencial que só quem estuda no exterior pode ter. Essa é a realidade do acadêmico que participa do programa de intercâmbio do Centro Universitário de Brusque (Unifebe). Em parceria com universidades, a Unifebe possibilita que seus alunos estudem de seis a doze meses em países como Alemanha, Argentina, Chile, Colômbia, Espanha, índia, Itália, México, Peru e Portugal.

 Marcela Casagrande, acadêmica de Design de Moda, é uma das mais de 40 estudantes da Unifebe que já foram aceitos para fazer intercâmbio em universidades portuguesas. Aprovada para cursar o segundo semestre de 2018 na Universidade do Minho, Marcela foi cheia de desejo por vivenciar novas experiências.

“Foi inexplicável. Voltei para o Brasil com uma outra visão de mundo. Além disso, o intercâmbio agregou muito para o meu currículo. Depois de terminar um semestre em Portugal, o período que estudei fora sempre foi muito mencionado em todas as minhas entrevistas de emprego. Só tenho a agradecer a Unifebe por todo suporte e incentivo durante meu intercâmbio”, destaca.

Alemanha

Outro destino dos estudantes é a Alemanha. Desde 2017 a instituição possui parceria com o Distrito de Karlsruhe e com a Universidade de Karlsruhe, que desde então desenvolve o Workshop de Mobilidade Sustentável. Por meio do projeto, acadêmicos da Unifebe pesquisam com os estudantes alemães, alternativas para melhorar a mobilidade de Brusque e Karlsruhe. O compartilhamento de conhecimentos acontece em média duas vezes por ano, uma quando os brasileiros vão à Karlsruhe, e outra quando a Unifebe recebe os estudantes alemães. Este ano, o workshop será realizado no Brasil em fevereiro, e entre maio e junho na Alemanha.

Intercâmbio de curta duração

A Unifebe também dispõe de intercâmbios de curta duração, como o curso que será realizado na Escola Superior de Artes e Técnicas da Moda (ESMOD), de Paris, na França. Com dupla certificação, a formação será aberta aos acadêmicos, egressos, empresários e comunidade em geral. Esta será a quarta vez que a Unifebe disponibilizará um curso, que além de contar com uma imersão cultural, proporcionará aos interessados aprender sobre moda em escolas internacionais referência no assunto.

A Pró-Reitora de Pesquisa, Extensão e Cultura, professora Edineia Pereira da Silva, ressalta que estudar no exterior é uma oportunidade que a universidade dispõe ao estudante.

“Em algumas universidades que possuímos acordo de cooperação, enquanto estuda no exterior o acadêmico não paga mensalidade, nem para a Unifebe e nem na universidade estrangeira. Esse é um dos incentivos que oferecemos ao estudante, para que ele saia da zona de conforto e se permita conhecer culturas e agregar valor ao currículo profissional”, salienta.

Conheça os países e universidades que a Unifebe possui acordos de cooperação para intercâmbio:

Alemanha – Karlsruhe University e Hof University

Argentina – Universidad Nacional de Quilmes

Chile – Universidade de La Frontera

Colômbia – La Salle

Espanha – Universidade de Granada / Zigurat / Cesine University

Índia – Jis University / Sagi Ramakrishnam Raju Engineering College / VIT University

Itália – Universidade Perúgia

México – Univa

Peru – Usil

Portugal – Universidade Aberta / Universidade do Porto / Universidade Algarve / Universidade do Minho

Saiba Mais

Para os interessados em estudar no exterior basta entrar em contato com o setor de Internacionalização da Unifebe pelo e-mail internacional@unifebe.edu.br ou pelo telefone (47) 3211-7287.

Fonte:

Deixe seu comentário