Portal da Cidade Brusque

FILOSOFIA

Nietzsche é tema da “Terceira Quarta com Filosofia”

Alunos das escolas João Boos e Carlos Maffezzolli, de Guabiruba, participaram do evento

Publicado em 17/06/2022 às 17:52
Atualizado em

(Foto: Divulgação)

Foi realizada na noite de quarta-feira, 15 de junho, no auditório da Faculdade São Luiz, mais uma edição da “Terceira Quarta com Filosofia”. Desta vez, o tema abordado foi “As marcas transversais do pensamento expressas em caos e porvir. Por que estudar Nietzsche hoje?”, ministrada pelo Doutor em Filosofia, professor Adilson Felício Feiler.

De acordo com o vice-diretor do Colégio e Faculdade São Luiz, padre Aléssio da Rosa, Nietzsche marcou gerações de estudantes e pesquisadores em todos os cantos do planeta. Por ser considerado um autor provocativo, é tema constante em palestras e debates. “Nietzsche derruba barreiras e nos faz refletir sobre a valorização da vida, em todos os sentidos e dimensões. Nós, enquanto faculdade, refletimos sobre a vida e batalhamos pela vida. Por isso, para interpretar esse grande filósofo e trazer seus pensamentos para os dias de hoje, convidamos o professor, Adilson Felício Feiler”, pontuou. 

Para entender Nietzsche

O objetivo da palestra foi apresentar elementos que ajudem a compreender Nietzsche, entre eles, seus conceitos centrais do saber. “Apresentamos uma visão geral do autor, alguns de seus escritos e as grandes vertentes de leitura, para termos uma visão que nos possibilita adentrar no pensamento de Nietzsche”, conta o palestrante, Dr. Feiler. 

Segundo ele, um de seus propósitos no estudo sobre Nietzsche é de evitar interpretações erradas a respeito do autor e suas obras. “Resolvi trabalhar esse tema porque muitas pessoas que estudam Nietzsche falam o que querem, ou sobre assuntos que o mesmo nunca abordou, sequer falou. É nesse sentido que apresento algumas vertentes: como entrar no pensamento do filósofo e quais as possíveis leituras que podem ser feitas a respeito. Ligado a tudo isso, parte da minha pesquisa é sobre a ‘recepção’ de Nietzsche. No Brasil, esse trabalho traz, infelizmente, muitos elementos que associam seus pensamentos ao nazismo. E é muito importante apresentar uma leitura que o distancie, de fato, dessa instrumentalização indevida, que acabou incorrendo no seu pensamento”, explicou o palestrante.

Participação escolas

Esta edição da “Terceira Quarta com Filosofia” contou com a presença da Escola de Educação Básica Professor João Boos e da Escola Básica Municipal Professor Carlos Maffezzolli, ambas da cidade de Guabiruba. Participaram, aproximadamente, 90 alunos do 3º Ano do Ensino Médio.

Para Ademir Dietrich, professor de Filosofia na escola João Boos, a presença dos alunos no evento teve como objetivo aprofundar, ainda mais, o conteúdo aplicado em sala de aula, bem como enfatizar a importância de Nietzsche para a filosofia contemporânea. 

Já para o professor de Filosofia da escola Carlos Maffezzolli, Valdecir Luiz Cordeiro, trazer os alunos até uma faculdade para vivenciarem o ambiente universitário e assistirem a uma palestra com um especialista e doutor na área, faz com que os estudantes possam ter uma perspectiva de como o mundo acadêmico funciona. “Esperamos que nossos alunos possam compreender e se situar no contexto cultural contemporâneo, que possam disciplinar o pensamento para buscar uma existência criadora”, revela. 

Convite

Para quem tem interesse em participar e conhecer mais profundamente sobre o ser humano, seus questionamentos e a sociedade, a “Terceira Quarta com Filosofia” é um evento aberto e gratuito.

Fonte:

Deixe seu comentário