Portal da Cidade Brusque

Debate

Novas diretrizes curriculares de Psicologia são discutidas na UNIFEBE

Evento foi realizado na noite de segunda-feira, no auditório do Bloco E do centro universitário

Publicado em 20/02/2018 às 02:46

(Foto: divulgação)

A UNIFEBE sediou na noite desta segunda-feira (19), um debate sobre a atualização das Diretrizes Nacionais Curriculares para os cursos de Psicologia.

O evento foi realizado no Auditório do Bloco E com a participação de representantes do Conselho Regional de Psicologia e da Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (Abep), além de professores e acadêmicos da instituição.

A professora Jeisa Benevenuti, coordenadora de Estágio Supervisionado do curso, avalia que o debate foi importante para o futuro profissional da categoria.

"É um momento em que se discute as competências essenciais para a formação do psicólogo. A revisão das diretrizes traz sustentação para o curso e qualifica a profissão", explica.

O coordenador da Abep-SC, Claudemir Gonçalves, explica que a atualização curricular é elaborada por professores, acadêmicos e profissionais que atuam no mercado. Ele destaca que a Psicologia tem um olhar mais democrático e que a discussão é de toda a sociedade.

"Até junho a atualização será elaborada e aos poucos os cursos farão às adequações. A mobilização é no país todo", afirma Gonçalves.

A conselheira-diretora do Conselho Regional de Psicologia, Jaira Rodrigues, conta que estão acontecendo debates amplos e democráticos em várias universidades. Segundo ela, a mudança se inicia com eventos preparatórios, como o realizado na UNIFEBE, que são articulados pelas entidades da categoria.

"São apresentadas a proposta e o calendário, e os estudantes e professores podem levantar propostas sobre as possíveis reformulações que consideram pertinentes", explica.

Ela ainda destaca que posteriormente as reformulações serão encaminhadas para um encontro da Regional Sul, em Florianópolis, e depois em evento nacional.

Segundo a assessora da Pró-reitoria de Ensino de Graduação (Proeng), Fabiani Cristini Servi Colombi, participar deste momento é uma ótima oportunidade para os acadêmicos compartilharem seus pontos de vista sobre a profissão que terão no futuro.

"Qual o perfil do psicólogo? Quais os principais desafios da profissão? Quais as áreas de atuação? Esse é o momento de rever todas essas questões e promover essa importante atualização nas diretrizes curriculares do curso", destaca. 

A reformulação da diretriz nacional curricular para os cursos de Psicologia deve ser finalizada no Brasil em meados de junho.

Fonte:

Deixe seu comentário