Portal da Cidade Brusque

Educação

Núcleo de Prática Jurídica da Unifebe realiza atendimentos por videoconferência

Ferramentas tecnológicas do take-home são usadas para atendimentos da comunidade desde o fim de março

Publicado em 03/07/2020 às 02:38

(Foto: Unifebe)

A pandemia do novo coronavírus alterou a rotina de toda a sociedade e no Núcleo de Prática Jurídica do curso de Direito da Unifebe, não foi diferente.

Desde o fim de março, as atividades do NPJ são realizadas em tempo real, por videoconferência, com as mesmas ferramentas tecnológicas da metodologia take-home, utilizadas nas aulas dos cursos de graduação da instituição. 

A coordenadora do NPJ da Unifebe, professora Adriana Bina da Silveira explica que, professores e estudantes seguem realizando estudos de casos reais em parceria com escritórios de advocacia, Defensoria Jurídica e departamentos jurídicos de empresas de Brusque e região.

“Aliado a essas atividades, e por meio de contatos prévios com clientes, passamos a também realizar os atendimentos online, cumprindo assim as suas funções não apenas acadêmicas, mas de auxílio ao acesso à jurisdição para a comunidade”, enfatiza Bina.

Desde o dia 20 de maio, cinco atendimentos referentes a retornos e dois novos atendimentos ocorreram por videoconferência.

Já na Mediação Familiar, o primeiro atendimento online foi realizado na última semana. Bina lembra que apesar de grande parte das atividades serem executadas via web, os atendimentos do Estágio Nível V, realizados junto ao Juizado Especial, têm sido efetuados de maneira presencial desde o dia 15 de junho.

Enquanto alguns alunos atendem de modo presencial, outros acompanham todos os procedimentos em tempo real, na modalidade take-home. Com o retorno presencial, o NPJ já realizou seis atendimentos voltados ao Juizado Especial e mais quatro já estão agendados. Desses seis, uma atermação e outras peças jurídicas foram executadas pelos acadêmicos.

“Em tempos como esse percebemos a importância do trabalho realizado pelos nossos acadêmicos para a população que necessita desse apoio para acessar à jurisdição. Temos nos empenhado em manter a qualidade dos atendimentos presenciais e garantir ao aluno um aprendizado prático da sua profissão”, conclui Bina.

Saiba mais

O Núcleo de Prática Jurídica da Unifebe já está trabalhando de forma presencial. Os interessados em agendar atendimento para o próximo semestre podem procurar a Secretaria do NPJ, localizada no Bloco E da Unifebe, ou entrar em contato pelos e-mails npj@unifebe.edu.br e npj.agenda@unifebe.edu.br, ou pelo telefone 47 3211-7255.

Fonte:

Deixe seu comentário