Portal da Cidade Brusque

CRESCIMENTO

Observatório Social celebra oito anos com ampliação de programa educativo

Observador Mirim será estendido a todos os municípios que compõem a regional e deve atender aproximadamente sete mil estudantes ao longo de 2019

Publicado em 28/04/2019 às 01:30

Como forma de celebrar seus oito anos de fundação, o Observatório Social de Brusque (OSBr) realizou na manhã de sexta-feira, 26 de abril, um evento alusivo à data. A solenidade de comemoração, realizada no Teatro do Centro Empresarial, Social e Cultural de Brusque (CESCB) reuniu representantes de entidades de Brusque, da região e do Estado, tanto civis como militares, além de convidados, colaboradores e ex-colaboradores do OSBr, e imprensa.

 

Ao longo do evento, o público conheceu mais sobre a história do OSBr, que teve como grande incentivador o saudoso empresário Nelson Zen Filho (Tato Zen). Em 2010, ele, então presidente da Associação Empresarial de Brusque (ACIBr), conheceu a iniciativa do Observatório Social em uma reportagem, se interessou, buscou conhecimento e apresentou a proposta para outros empresários da cidade. Com o apoio do Observatório Social de Itajaí e do Observatório Social do Brasil, a ACIBr e outras entidades (veja a relação abaixo) se engajaram para a instalação de um Observatório Social na cidade, por entenderem que tal iniciativa seria de grande importância para a comunidade brusquense.

Assim, em 28 de abril de 2011 foi oficialmente instalado o Observatório Social de Brusque, que, desde então, passou a desempenhar um papel fundamental, de incentivar o exercício da cidadania e a melhoria da gestão pública, buscando promover educação fiscal e realizando o monitoramento dos gastos públicos. São oito anos atuando junto à sociedade brusquense e diante dos resultados positivos, nos últimos seis anos, também ampliou sua atuação para os municípios de Guabiruba e Botuverá.


Ampliação

O Observatório Social de Brusque é pioneiro no programa Observador Social Mirim, que se tornou referência nacional, sendo reconhecido pelo Conselho Nacional do Ministério Público com o Selo Pró Íntegro 2018, pelas boas práticas que contribuem no Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro. 

Anualmente, mais de dois mil estudantes são contemplados com o programa, nos municípios de Brusque, Guabiruba e Botuverá, sendo que uma das metas do Observatório Social de Brusque é que a iniciativa seja replicada em outros municípios do Estado e do Brasil. Assim, ao longo da solenidade foi realizada a assinatura de parceria com a Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi) para estender o Observador Social Mirim a todos os 14 municípios que integram o Médio Vale do Itajaí e atingir aproximadamente sete mil estudantes ao longo de 2019.

A assinatura foi feita pelo diretor presidente do OSBr, pelo prefeito de Guabiruba, Matias Kohler, que no ato representou os prefeitos da região, e pelo diretor executivo da Ammvi, José Rafael Corrêa.


Saiba mais

Além da ACIBr, mais dez entidades se somaram para fundar o Observatório: Câmara de Dirigentes Lojistas de Brusque (CDL), Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque (AMPE), Centro Empresarial Social e Cultural de Brusque (CESCB), Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Brusque (SINDILOJAS), Sindicato das Indústrias Metal Mecânicas e de Materiais Elétricos de Brusque (SIMMEBr), Sindicato das Indústrias da Construção Civil de Brusque (SINDUSCOM), Sindicato das Indústrias do Vestuário de Brusque, Botuverá, Guabiruba e Nova Trento (SINDIVEST), Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem de Brusque, Botuverá e Guabiruba (SIFITEC), Sindicato dos Contabilistas de Brusque (SINDICONT) e Ordem dos Advogados do Brasil - OAB - Subseção de Brusque. As entidades são mantenedoras do OSBr através de uma contribuição mensal, que permite a atuação do OSBr e a execução de importantes projetos. Representantes das mesmas estiveram no evento de comemoração. 

O OBSr congrega representantes da sociedade civil organizada, executivos e profissionais liberais de todas as categorias, sem vinculação político-partidária.

Com foco na participação coletiva, o Observatório Social de Brusque é constituído por voluntários, consultores, funcionários e estagiários que diariamente, acompanham os processos licitatórios do Poder Público, pesquisam e analisam informações relacionadas à aplicação dos recursos públicos e desenvolvem ações de cidadania fiscal. 

O evento de aniversário de oito anos do OSBr contou com o apoio e patrocínio das entidades/empresas: CESCB, ACIBr, AmpeBr, CDL Brusque, Núcleo de Empresários de Guabiruba, Sifitec, Sindilojas, Sinduscon e Ideia Comunicação.



Fonte:

Deixe seu comentário