Portal da Cidade Brusque

Observatório Social lança Certificado ‘Empresa Amiga’

Entidade promoveu encontro com mantenedores para prestação de contas, na manhã desta terça-feira, (12)

Publicado em 13/09/2017 às 08:46

Foto: divulgação

O balanço financeiro e a relação das atividades desenvolvidas até o segundo quadrimestre de 2017, pelo Observatório Social de Brusque, foram apresentados na manhã desta terça-feira (12), durante encontro com mantenedores. O presidente Pedro Afonso Hoffmann, o vice-presidente para Assuntos Administrativo-financeiros Altamir Antônio Schaadt, o diretor executivo Evandro Gevaerd, o consultor Claudemir Marcolla e a estagiária Laíza Nunes Paz, estiveram reunidos com representantes de entidades e empresas parceiras do Observatório Social, entre elas, ACIBr, CDL, AmpeBr, Sindicont, Sindilojas, SIMMEBr e Sintrafite, na sede do OSBr.

O diretor Evandro Gevaerd relatou ações e resultados alcançados pelo Observatório neste ano. “Enviamos 24 expedientes às Prefeituras e Câmaras de Brusque e Guabiruba, e ao Samae. Analisamos 180 editais lançados por esses órgãos. Acompanhamos processos licitatórios, realizamos diversas reuniões com prefeitos e outros servidores públicos, monitoramos a entrega de alguns materiais licitados e promovemos cursos de orientação sobre compras públicas. Além de palestras de conscientização e da realização do projeto Observador Mirim, nas escolas públicas e privadas de Brusque e Guabiruba”, descreveu.        

Recursos

Foram elencadas ainda, as receitas do OSBr, em aproximadamente R$ 11 mil mensal, e as despesas, que hoje giram em torno de R$ 9 mil mensalmente, para manutenção da estrutura física e subsídio de profissionais e estagiários. Atualmente, o Observatório conta com o apoio de onze entidades e dez empresas que contribuem com recursos financeiros. “Essa colaboração é fundamental para que possamos realizar nossas atividades e esse apoio permite que nos profissionalizemos cada vez mais, que nos tornemos fluentes dentro da cidade, trazendo novas ideias e uma melhor gestão do poder público. A realidade do poder público deve transmitir a realidade da comunidade que ele representa. É isso que buscamos, chamar a atenção para situações e investimentos que não condizem com a realidade da cidade”, destacou o presidente Pedro Hoffmann.

Evandro Gevaerd também falou sobre a importante contribuição dos voluntários que auxiliam nas pesquisas e análises realizadas pelo Observatório, bem como da parceria existente com a Unifebe, que viabiliza a prestação de serviços por parte de 50 estagiários por semestre. “Temos ainda a intenção de contratar profissionais da área de engenharia, para possibilitar um acompanhamento mais eficaz de obras públicas, e intensificar nossa parceria com a OAB Subseção Brusque, por meio da Comissão de Moralidade Pública, no sentido de elaborar projetos de lei de iniciativa popular, para serem encaminhados para apreciação do Legislativo”, salientou Evandro.   

‘Empresa Amiga’

Durante o encontro, foi lançado o Certificado ‘Empresa Amiga do Observatório Social de Brusque’, que visa reconhecer as organizações que apoiam diretamente o monitoramento dos gastos públicos e o combate à corrupção em Brusque e Guabiruba. “O propósito desse certificado é enaltecer o apoio que recebemos. Não temos finalidade de lucro e autopromoção. Nosso maior objetivo é transformar Brusque e Guabiruba em cidades melhores. Portanto, esse reconhecimento é uma prova também para a empresa do seu compromisso social e da sua contribuição para a comunidade”, observou o diretor Evandro Gevaerd.

A empresa DeltaCem Telemetria de Negócios, é uma das organizações parceiras do OSBr, e está auxiliando na reestruturação da entidade. “Está sendo um grande aprendizado para nós, trazer um modelo de gestão para o Observatório, e transformá-lo praticamente em uma empresa, no sentido de viabilizar processos de auditoria, prestação de contas, monitoramento, apresentação de balancetes, e principalmente, a quantificação das ações realizadas e resultados obtidos. Para a DeltaCem representa um desafio, mas estamos felizes em poder contribuir com a sociedade. Esperamos lá na frente, alcançar um profissionalismo maior, na auditoria e fiscalização da gestão pública”, avalia o consultor Alecir Marcos da Silva.

Reconhecimento  

Além da empresa DeltaCem, receberam o Certificado ‘Empresa Amiga’, a empresa Guabifios, a Perfil Contabilidade, e as entidades parceiras. Para o presidente da AmpeBr, Ademir José Jorge, é uma satisfação apoiar as atividades do OSBr. “O Observatório está de parabéns e certamente esse trabalho de reestruturação em parceria com a DeltaCem, vai trazer muitos benefícios”, considerou Ademir.

O diretor executivo da ACIBr, Cândido Horácio Godoy, também manifestou contentamento, diante da trajetória do OSBr. “Tive a honra de organizar as primeiras reuniões para tornar o Observatório Social de Brusque uma realidade e é uma grande alegria ver o trabalho e as importantes conquistas que vêm sendo alcançadas”, salientou Godoy.

Fonte:

Deixe seu comentário