Portal da Cidade Brusque

Para manter a forma, PMs de Brusque realizam treinos diários no batalhão

Atividades acontecem sempre antes de cada dupla assumir serviço no radiopatrulhamento

Publicado em 21/06/2017 às 01:08

Fotos: Portal da Cidade Brusque

Todo dia bem cedinho, antes mesmo de o sol dar as caras, policiais do 18º Batalhão de Polícia Militar (18º BPM) de Brusque deixam a preguiça de lado e partem rumo a mais um dia de trabalho. Antes, porém, de assumirem serviço nas suas áreas de radiopatrulhamento, o primeiro desafio já lhes é lançado: 40 minutos de intensos exercícios, todos sob o olhar atento dos professores de educação física. O objetivo é um só: manter corpos e mentes sãs, preparados para o perigo que as ruas podem trazer a qualquer momento.

Para o capitão PM Ciro Adriano da Silva, responsável pelo setor de Educação Física do 18º BPM, o principal instrumento de trabalho do policial militar é o seu corpo. Para tanto, é preciso deixá-lo sempre saudável, para que a própria presença ostensiva do agente da lei em diversas ocorrências seja capaz de dissolver variados conflitos. Além disso, no meio militar, os testes de aptidão física são determinantes para as tão desejadas promoções. “Esses treinos também auxiliam o policial que deseja ser promovido ou, então, aquele que deseja participar de algum curso”, pontua o oficial.

Todo batalhão da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), continua o capitão, procura ter algum profissional que trabalhe o condicionamento físico de sua tropa. Apesar disso, no município de Brusque, os exercícios pré-trabalho são obrigatórios, coisa que acontece em poucas outras unidades militares pelo estado. “Nos moldes como é feito aqui em Brusque, sempre com orientação, acho que só em Blumenau”.

O responsável pelas atividades físicas no 18º BPM ressalta, ainda, que o número de policiais afastados por conta de lesões - as mais comuns no joelho e na coluna - diminuíram consideravelmente após o início dos exercícios diários. O congregamento, a interação com os colegas de trabalho, também são benefícios visados. “O PM está acostumado com a resolução de problemas na sociedade. Nos treinos, ele já muda a questão de ânimo, de moral, e isso reflete na qualidade de vida dele, tendo uma saúde física e mental melhor”, salienta.

Ao todo, três policiais militares formados em educação física ministram as atividades: o cabo PM José Ricardo Steinbach, o cabo PM Guilherme Sedrez e o soldado PM Alexandre Pavesi. Além deles, o civil Marcos William Fonseca, também professor de educação física, trabalha como contratado pelo batalhão. Todos supervisionados há cerca de um ano e meio pelo oficial policial militar. “Hoje, a atividade física faz parte do batalhão e não conseguimos mais interromper esse programa”, finaliza.

 

Fonte:

Deixe seu comentário