Portal da Cidade Brusque

Pilates: trata e previne dores, fortalece a musculatura e combate estresse e ansiedade

Publicado em 20/08/2017 às 21:27

Foto: divulgação/Zentrum Pilates e Bem-Estar

Quais os seus planos para o futuro? Realmente você está preparado para ter tranquilidade e qualidade de vida? É impactante pensar sobre isso, mas é a realidade: a maioria das pessoas está preocupada em se estruturar financeiramente e esquecem da importância de estar saudável e com disposição para usufruir dos prazeres da vida.

E sabe o que tem ajudado muita gente a cuidar de si mesmo? O Método Pilates. Com certeza você já ouviu falar sobre ele, pois vem se popularizando muito nos últimos anos. Inicialmente por indicações clínicas, como tratamento para hérnias de disco e outros problemas na coluna. Mas, hoje ele é reconhecido como uma atividade física excelente para preparo do corpo, prevenção de lesões, e com resultados inclusive no âmbito emocional.

De acordo com a fisioterapeuta e especialista em Pilates, Laiane de Oliveira, a atividade é tão eficaz porque trabalha todas as musculaturas do corpo. “E ao mesmo tempo faz com que você trabalhe a concentração e consciência corporal. Estes três elementos juntos fazem com que você tenha um corpo forte e saudável além de exercitar sua mente durante a atividade”.

Ainda tem dúvida se o Pilates é para você? Olha só:
Você trabalha muito tempo sentado, mexendo em computador? Vive com o celular nas mãos para responder mensagens ou dar aquelas demoradas olhadas nas redes sociais? Provavelmente você respondeu “sim” a pelo menos uma das duas questões. Então, saiba que quando fazemos atividades em que adotamos a posição de flexão de tronco, estamos prejudicando a coluna, o que pode acarretar em dores ou até mesmo problemas mais graves.

Atletas amadores ou profissionais também podem alcançar resultados vantajosos com o Pilates. Seja para fortalecer a musculatura e evitar lesões, ou até aprimorar seu alongamento e rendimento.

Laiane destaca que, paara aqueles que passaram dos 40 anos, o Pilates é ótimo para retardar ao máximo os reflexos do envelhecimento que começam a ficar cada vez mais implacáveis e aparentes.

E o que falar dos resultados para a terceira idade? São incríveis: a melhora do equilíbrio, flexibilidade, força e sistema sensorial para as pessoas com mais de 60 anos, significa simplesmente autonomia, continuação de uma vida ativa e mais feliz.

O estresse, ansiedade e depressão, que infelizmente estão presentes na vida de boa parte das pessoas, também podem ser tratados com muita eficácia quando se usa o Pilates. Viu só? É por isso que ele vem ganhando cada dia mais adeptos. Mas fique atento, pois resultados eficientes e de longo prazo só são alcançados com a aplicação exata da contrologia. Mas o que é isso? Calma, que a gente explica.

Laiane, que é a responsável técnica pelo espaço Zentrum Pilates e Bem-Estar, em Brusque,  esclarece que “o Pilates, antes de ser chamado assim, era denominado Contrologia do corpo, e ele precisa seguir seis princípios durante sua execução: a respiração, centro, concentração, controle, precisão e fluidez. Se todos estes princípios não estiverem sendo seguidos à risca, você não estará praticando o verdadeiro método”.

A necessidade deste acompanhamento é tanta que no estúdio Zentrum é possível atender apenas dois alunos por instrutor. Laiane explica que a aula precisa ser personalizada e exclusiva para cada aluno, pois os comandos são muitos e o instrutor só conseguirá acompanhar e corrigir os movimentos durante a execução se estiver de fato observando seu aluno.

No Zentrum o foco no bem-estar dos alunos é tão forte, que além dos fisioterapeutas instrutores de Pilates, o espaço conta também com profissionais das áreas da nutrição, psicologia e microfisioterapia, estando assim preparados para proporcionar mais que alívio de dores, mas sim um bem-estar completo.

Foi o atendimento personalizado que fez Alenir Gervasi, de 53 anos, procurar o Zentrum. Adepta do Pilates há mais de dois anos, por recomendação médica, Alenir realiza os exercícios no Zentrum há cinco meses. As dores crônicas por causa da hérnia de disco agora ficam só na lembrança. “O resultado foi visível desde que iniciei a atividade. Mas eu precisava de um plano de exercícios personalizado, para trabalhar justamente nos pontos em que eu mais sentia dor, por isso procurei o Zentrum. Me livrei de uma cirurgia por causa do Pilates”, conta.

De tão bem que fez a atividade para Alenir, o esposo também passou a acompanhá-la nas sessões. Com dores na lombar e no pescoço, José Aurino passou a fazer exercícios que tratam justamente desses problemas. Agora eles vão juntos, tornando a atividade não apenas uma terapia para o corpo e mente, mas também uma prática que une ainda mais o casal.

Outro caso de sucesso é o de Daniele Reichert, de 38 anos de idade. A aluna do Zentrum também conta que a cada aula conquista uma nova superação, e por isso a atividade se torna ainda mais prazerosa. “Hoje eu vejo resultados que não consegui alcançar na academia. E com a fisioterapeuta sempre junto comigo, me corrigindo a cada movimento, vejo muita evolução no meu corpo”.

Quem quiser conhecer um pouco mais sobre este método, o Zentrum Pilates e Bem-estar disponibiliza uma aula experimental gratuita. Basta agendar um horário pelo telefone (47) 3350 2743 ou WhatsApp (47) 99925 3479. Ou acesse o site do Zentrum, página no Facebook ou Instagram.

Currículo da profissional
Laiane de Oliveira é formada pela PUC Paraná e possui vários cursos em Pilates e Pilates Suspensus ( exclusividade do Zentrum em Brusque), e traz sua experiência da capital paranaense, onde o método é muito profissionalizado e valorizado, para o exigente público brusquense.

"Minha família já está estabelecida aqui há muitos anos, e nossos valores familiares e sociais se identificam muito com a cultura de Brusque, principalmente com a exigência pelo melhor e bem feito, e é isso que temos para oferecer no Zentrum - Pilates e bem-estar: dedicação e alta qualidade".         

Fonte:

Deixe seu comentário