Portal da Cidade Brusque

Conscientização

Poder Judiciário e Prefeitura de Brusque realizam concurso de desenho

Tema da competição será a conscientização sobre a erradicação do trabalho infantil

Publicado em 14/06/2018 às 05:47

(Foto: divulgação)

No dia 12 de junho lembrado em todo o planeta o Dia de Combate ao Trabalho Infantil. Com o objetivo de trazer conscientização acerca do tema no município, o Tribunal Regional do Trabalho de Santa Catarina (TRT SC), por meio da Justiça do Trabalho de Brusque, promove, em parceria com a Prefeitura de Brusque, um concurso de desenho destinado a alunos de 3º e 4º ano da rede municipal de ensino.

A ação será desenvolvida por meio de um convênio firmado na última segunda-feira (11) entre o Poder Judiciário e a Secretaria Municipal de Educação. Na ocasião, foi realizada uma reunião no gabinete do prefeito Jonas Paegle, que contou com a presença do juiz Helio Garcia Romero e, também, da secretária de Educação, Eliani Busnardo.

O magistrado, responsável pelo Juizado do Trabalho no município, explica que o concurso faz parte de um comitê nacional que visa a erradicação do trabalho infantil. Responsável pela gerência regional desta frente de trabalho, Romero comenta que em Brusque a situação não é alarmante, mas é imprescindível que não se baixe a guarda, fato que pode trazer à tona uma piora do quadro.

“Este é um tema bastante delicado para as crianças, pois, muitas delas são colocadas precocemente no mercado de trabalho, muitas vezes por condições econômicas dos pais. Muito embora isto seja vantajoso de início, isto vai gerar um déficit educacional que não vai ser mais coberto, pois, hoje em dia as crianças tem necessidades de conhecimentos gigantescos (...) alguma coisa pode ser feita, evidentemente, dentro da casa dos pais. Isso não se combate. O que se combate são excessos mesmo”, informa o juiz.

Com o tema “Trabalho Infantil Não é Brinquedo”, cada escola participante do concurso terá quatro desenhos escolhidos para concorrerem a fase municipal, dois do 3º ano e dois do 4º ano. Os três melhores da cidade, escolhidos por uma comissão em Florianópolis, receberão uma bicicleta e uma caixa com lápis de cor. Os professores dos vencedores receberão um tablet cada.

“Junto disso, faremos também a distribuição de materiais gráficos. Para os alunos dos anos finais do ensino fundamental, entregaremos um guia do Jovem Aprendiz e mais um material com 50 perguntas e respostas relacionadas a proteção do trabalho do adolescente e da aprendizagem”, complementa a secretária de Educação, Eliani Busnardo.

Fonte:

Deixe seu comentário