Portal da Cidade Brusque

PROJETO

Prefeitura de Brusque reforça parceria com Unifebe nas 50 Parcerias pelo Clima

Assinatura de convênio ocorreu na tarde desta quinta-feira (7), no gabinete do prefeito Jonas Paegle

Publicado em 09/06/2018 às 05:37

Fortalecer e desenvolver a cooperação de municípios alemães e da América Latina em prol do meio ambiente é o principal objetivo do projeto 50 Parcerias para o Clima, financiado pelo engajamento global composto pelas Agências de Serviços das Comunidades em cooperação com a Associação Nacional Agenda 21 NRW e o Ministério Federal para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico Alemão (BMZ).

Participando desde o ano de 2015, a Prefeitura assinou, durante a tarde desta quinta-feira (8), um convênio com o Centro Universitário de Brusque (Unifebe), que agora passa a desempenhar em conjunto com a administração municipal as ações previstas no projeto. Antes, a instituição de ensino brusquense mantinha um acordo de cooperação apenas com a Hochschule Karlsruhe, universidade de Landkreis Karlsruhe.

Conforme o secretário municipal de Governo e Gestão Estratégica, William Molina, agora, o círculo de colaboração se fecha entre a cidade de Brusque, o distrito de Karlsruhe, a Unifebe e a Hochschule Karlsruhe. “Desta forma, as ações previstas dentro das 50 Parcerias pelo Clima ganham mais peso e abrangência, visando sempre como objetivo diminuir o impacto ambiental nos pólos urbanos”, explica.

Ainda conforme o secretário, o convênio assinado pelo prefeito Jonas Paegle tem como objeto a cooperação técnica, científica e financeira, visando o desenvolvimento e execução de quatro projetos já estabelecidos por meio do acordo de cooperação já existente entre o Município de Brusque e o Distrito de Karlsruhe. São eles:

Adaptação da iluminação de ruas para luminárias LED;

Criação de estações SMIGHT no município de Brusque;

Análise do potencial de energia solar em conexão com a criação de uma instalação fotovoltaica em Brusque;

Mobilidade sustentável conjunta na cidade de região.

Os projetos especificados serão coordenados pelo superintendente da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema), Cristiano Olinger, que poderá criar equipes encarregadas de preparar propostas específicas ao Plano de Ação.

Presente no ato de assinatura, o reitor da Unifebe, Günther Lother Pertschy, enfatizou que a cidade de Brusque tem muito a ganhar com todas as ações desenvolvidas através da cooperação internacional. A parceria com a Prefeitura de Brusque, comenta ele, traz um maior poder de ação por parte de ambos os signatários. “Este convênio vem evoluindo de maneira consistente. Neste momento, com a Prefeitura de Brusque, objetivamos concretizar as ações que vinham em elaboração”, ressalta.

Comitiva
No mês de julho, uma comitiva brusquense formada por integrantes do Poder Executivo viajará até o Distrito de Karlsruhe para formalizar, através da assinatura de contratos, importantes repasses financeiros na ordem de mais de R$ 1 milhão para a Prefeitura de Brusque. Recursos que serão utilizados na implementação dos projetos.

Fonte:

Deixe seu comentário