Portal da Cidade Brusque

EDUCAÇÃO

Prefeitura de Guabiruba apresenta projeto Creche para Todos

Participaram da audiência pais, profissionais da educação e representantes do Poder Executivo e Legislativo. Evento foi nesta segunda-feira (8).

Publicado em 09/10/2018 às 01:57

(Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Guabiruba, por meio da Secretaria de Educação, apresentou à comunidade na noite de segunda-feira (8) o projeto Creche para Todos, que consiste em contemplar mais crianças na rede municipal de ensino diminuindo a quantidade de horas que as mesmas passam no educandário. As famílias poderão optar por período integral de sete horas ou parcial de quatro horas. Atualmente há crianças que ficam até 12 horas nas creches, enquanto 226 aguardam na fila de espera.

Caso sobrem vagas, haverá a possibilidade de estender de sete para dez horas o período da criança na creche nos casos de alta vulnerabilidade e risco social ou pessoal, desde que os pais estejam comprovadamente trabalhando e sem ter com quem deixar o filho.

“A hipótese para a extensão do período de atendimento será analisada pela Coordenadoria de Educação Infantil da Secretaria de Educação, Direção da Escola de Educação Infantil em parceria com a Secretaria de Assistência Social, Habitação e Emprego e Conselho Tutelar”, destaca o secretário municipal de Educação, Alfred Nagel Neto.

Durante a apresentação, o professor enfatizou ser a educação infantil um direito universal. “O artigo 205 da Constituição Federal diz que a educação infantil é um direito de todos, independentemente se os pais trabalham ou não, independentemente da situação social. E a creche não é para o pai, é para a criança”, evidenciou.

O município conta com sete creches e uma em fase de conclusão localizada no bairro Imigrantes. Possui 461 crianças matriculadas, 226 na fila de espera e estimativa de 300 grávidas. O secretário pontuou que se uma medida não for adotada, não haverá vagas para atender as crianças nascidas em 2019 mesmo com uma creche sendo concluída.

“Da maneira que está hoje, o poder público não dará conta de construir creches e contratar profissionais para atuar na educação infantil. Temos a obrigação da educação gratuita dos quatro aos 17 anos de idade”, declarou.

Primeiramente ocorrerão as rematrículas, garantindo a carga horária dos estudantes matriculados em 2018 para 2019 e as novas regras passarão a valer para as novas matrículas, que serão feitas via edital e cadastradas na Fila Única, a qual pode ser conferida no site guabiruba.sc.gov.br.

Participaram da audiência pais, profissionais da educação e representantes do Poder Executivo e Legislativo. 

Fonte:

Deixe seu comentário