Portal da Cidade Brusque

Unifebe

Produção mais Limpa na construção civil é tema de pesquisa científica

Descarte da madeira no canteiro de obras foi apresentado em Trabalho de Conclusão de Curso e Congresso Nacional de engenharia.

Publicado em 16/12/2019 às 00:19

(Foto: Divulgação/Reprodução)

O anseio por soluções mais sustentáveis para o descarte da madeira, do gênero Pinus, utilizada como caixaria na execução de estruturas de concreto armado, impulsionou o professor de engenharia Civil da UNIFEBE, Elias Riffel, e o acadêmico João Guilherme Hodecker a pesquisar sobre o tema.

A ideia surgiu na disciplina de Estruturas de Madeira, a partir de um debate sobre o desperdício do insumo na construção civil. De acordo com o professor idealizador, a pesquisa realizada em Brusque analisou dois cenários: a quantidade de madeiras comercializadas nas lojas de materiais de construção e qual o destino da madeira residual nos canteiros de obras. 

Para obter os dados, os pesquisadores visitaram 35 lojas de materiais de construção e 26 canteiros de obras. Por meio de um formulário preenchido pelos gerentes e responsáveis pelas obras, foi possível ter acesso aos números e fazer uma média aritmética dos meses de fevereiro, março e abril de 2019. 

“A partir desses resultados produzimos dois documentos distintos. O acadêmico elaborou o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), e eu, um artigo científico, que foi apresentado no IX Congresso Brasileiro de Engenharia de Produção (CONBREPRO), em Ponta Grossa, no Paraná”, explica Riffel. 

Por meio da pesquisa científica, estudante e professor perceberam a relevância de falar sobre o tema. Atualmente, grande parte da construção civil utiliza as técnicas de Fim de Tubo para a destinação dos resíduos, método não considerado o mais indicado para o descarte de materiais. 

“A pesquisa conclui que a Coleta Seletiva para Produção de Cavaco é o método mais indicado na concepção da Produção mais Limpa, que trata de ações sustentáveis. A ideia é que a madeira não se torne um rejeito, mas sim um resíduo, e que possa ser utilizada em outros processos industriais. Precisamos dessa consciência ambiental”, complementa Riffel. 


Produção mais limpa na UNIFEBE

A Produção mais Limpa também se tornou uma preocupação entre os cursos de Engenharia da UNIFEBE. O curso de Engenharia Civil em parceria com Engenharia Mecânica e de Produção está criando uma máquina, para que os resíduos de madeira das atividades feitas em laboratório sejam convertidos em cavaco ou serragem, para serem utilizados como adubo ou acabamento nos canteiros da instituição. 

“O objetivo é fazer com que o estudante entenda que precisamos nos preocupar com o resíduo no canteiro de obras, para que ele não acabe simplesmente em uma caçamba de entulho, gerando gases mais nocivos do que o próprio gás carbônico”, conclui Riffel. 

O coordenador de Engenharia Civil da UNIFEBE, Jaison Homero de Oliveira Knoblauch, lembra que o curso incentiva pesquisas científicas, principalmente nas questões que envolvem a sustentabilidade. 

“O Laboratório de Engenharia Civil está sempre aberto para estudantes e professores pesquisarem sobre assuntos que melhorem as técnicas na construção civil. A pesquisa faz com que eles se envolvem a fundo em mudanças que podem ser aplicadas de forma efetiva na construção civil”, destaca Knoblauch. 

Acesse o artigo científico “Produção mais Limpa na construção civil: ações sustentáveis para o descarte residual no canteiro de obras” e confira os resultados da pesquisa. 

Fonte:

Deixe seu comentário