Portal da Cidade Brusque

Professor da UNIFEBE recebe prêmio de Protagonista da Inovação Catarinense

Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina promoveu mais uma edição do prêmio

Publicado em 08/11/2017 às 05:58

Foto: divulgação

Na segunda-feira (6), o reitor da UNIFEBE, Günther Lother Pertschy, o coordenador de Engenharia Mecânica, Denis Boing, e o professor Álvaro Michelotti participaram do 3º Encontro Finep para Inovação, na Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), em Florianópolis (SC).

O evento marcou a entrega do Prêmio Stemmer - Inovação Catarinense, promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina – FAPESC. O professor de Engenharia Mecânica, Álvaro Michelotti conquistou o troféu de terceiro lugar na categoria Protagonista de Inovação e foi premiado com R$ 15 mil reais, troféu e certificado, como incentivo à inovação. 

Michelotti explica que o objetivo principal do projeto era desenvolver um conceito aperfeiçoado de polia OAD que pudesse ampliar a aplicação desse tipo de produto no mercado automotivo mundial. 

— O conceito inovador já foi reconhecido pela concessão de patentes de invenção no Brasil, EUA e Europa. Ser indicado ao prêmio Stemmer de Inovação Catarinense 2017 representa o reconhecimento de ser um protagonista da inovação — conta o professor. 

O reitor Pertschy parabenizou o professor pela conquista.

— Ficamos muito orgulhosos com o prêmio recebido pelo professor. Desejamos que essa premiação seja um incentivo para que cada vez mais ações voltadas à inovação sejam reconhecidas em nosso Estado — destaca. 

FINEP

No evento, a Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) oficializou sua chegada ao Sul do País. Durante a abertura da programação, o presidente da instituição, Marcos Cintra, lembrou que Santa Catarina é, depois de São Paulo, o estado que mais desenvolve projetos de inovação. 

"A Finep precisa estar aqui. Vamos desenvolver um plano específico para a região, como já estamos fazendo no Nordeste", conta Cintra.

Segundo ele, Santa Catarina tem se mostrado um exemplo para todo o País no quesito inovação. 

"Vamos dialogar com as comunidades científica e empresarial para conseguirmos fazer um diagnóstico da região e, em seguida, iniciar a operação, com uma equipe extremamente qualificada", conclui. 

O escritório representativo da Finep funcionará no prédio da Fapesc, dentro do Parque Tecnológico Alfa, e irá atender Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.

Fonte:

Deixe seu comentário