Portal da Cidade Brusque

UPA

Programa estadual padroniza educação dentro de unidades prisionais catarinenses

Na Unidade Prisional Avançada (UPA) de Brusque, detentos passam por aulas de alfabetização e participam de programa de incentivo à leitura

Publicado em 21/06/2019 às 02:12
Atualizado em

(Foto: Divulgação/Reprodução)

A assinatura de um Termo de Cooperação Técnica entre as secretarias estaduais da Educação e de Administração Penitenciária, firmada no início da semana, permitirá uma padronização no sistema educacional nas unidades prisionais de Santa Catarina. O trabalho será feito com uma cartilha, que será distribuída em todo o sistema prisional.

A Unidade Prisional Avançada (UPA) de Brusque mantém um programa de alfabetização que, hoje, atende cerca de 14 detentos. Uma sala e uma professora são destinados para a iniciativa na cidade.

Segundo a agente penitenciária Bruna Meireles, a confirmação da distribuição da apostila foi feita dias após o anúncio, mas ainda sem uma data para chegada do material. Ela acompanha a rotina da unidade há oito anos. Sem a uma referência geral, cada unidade tinha liberdade para abordar o tema de acordo com a metodologia de cada professor.

De acordo com Bruna, o trabalho tem gerado resultados no dia a dia da unidade como o incentivo ao bom comportamento e uma possibilidade de ocupação dos detentos participantes com leitura. Na cidade também há o projeto Despertar pela Leitura, que beneficia 75 homens com a remissão de pena após a realização de exames.

Os detentos da UPA de Brusque também prestam o Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos (Encceja). No ano passado, cerca de 30 deles chegaram prestaram o exame. Também houve casos de inscritos para o Prouni e ex-detentos que conseguiram iniciar no ensino superior. “Se conseguimos isso com um ou dois já é uma grande coisa”, resume.

Fonte:

Deixe seu comentário