Portal da Cidade Brusque

Folclóre

Projeto Brinquedoteca Unifebe atende estudantes da rede municipal

O espaço aberto à comunidade recebeu os alunos da Escola Georgina de Carvalho Ramos da Luz.

Publicado em 04/09/2019 às 01:20

Em um misto de diversão e aprendizagem, os pequenos do 1º ano da Escola de Ensino Fundamental Professora Georgina de Carvalho Ramos da Luz, do bairro São Pedro, de Brusque, conheceram a Brinquedoteca Unifebe, projeto de Extensão do curso de Pedagogia.   

Os 37 estudantes de seis anos de idade descobriram os mistérios do folclore por meio de contação de histórias, cantigas de roda, confecção de brinquedo (peteca) e recreação. As atividades planejadas pelo curso de Pedagogia do Centro Universitário de Brusque foram desenvolvidas em parceria com o curso de Educação Física. 

De acordo com a coordenadora do curso de Pedagogia da UNIFEBE, professora Eliane Kormann Tomazoni, o objetivo foi vivenciar com os estudantes, de forma lúdica, a temática Folclore que já vem sendo abordada pela professora em sala de aula.

“Por meio do projeto de Extensão da Brinquedoteca, o curso de Pedagogia possibilita às crianças da comunidade, por meio da brincadeira e imaginação diferentes vivências. É um espaço lúdico e educativo, com muitos campos de experiências a ser explorados pelas crianças, contribuindo para o desenvolvimento psicomotor, cognitivo e socioafetivo dos pequenos”. 

Durante as atividades, as crianças confeccionaram o próprio brinquedo, ouviram a lenda do Curupira, brincaram de cantigas de roda, conheceram a biblioteca, laboratórios e, participaram de uma aula de dança e Yoga Kids. 

Para a egressa de Pedagogia da UNIFEBE e professora do 1º ano da Escola Georgina de Carvalho Ramos da Luz, Adriana Fischer, conhecer o projeto Brinquedoteca possibilitou que os conteúdos fossem expostos além da sala de aula. 

"Esse contato com um ambiente novo e diferente só reforça o que estamos desenvolvendo em sala, de que tudo que se aprende está em todos os lugares. Com certeza foi uma experiência rica e divertida para nós e para eles”. 

Atendimento à população 

Os estudantes da Escola Georgina de Carvalho Ramos da Luz foram os primeiros de um trabalho que será aberto a outros educandários do município. Segundo a coordenadora do curso de Pedagogia, professora Eliane Kormann, a ideia é ampliar o projeto com atendimentos, inclusive no período de férias escolares, para receber crianças da comunidade e filhos de funcionários da UNIFEBE, numa proposta de Colônia de Férias. 

“Esses atendimentos cumprem com a responsabilidade social que a Brinquedoteca da UNIFEBE tem para com as comunidades, promovendo a interação da criança com as diferentes linguagens da infância e conhecimentos”.  

O espaço que agora está localizado na sala 5 do Bloco A, é aberto diariamente das 14h às 18h. As escolas interessadas em conhecer o projeto Brinquedoteca e desenvolver com as crianças uma atividade em parceria com o curso de Pedagogia da UNIFEBE, podem entrar em contato pelo e-mail brinquedoteca@unifebe.edu.br, agendando uma visita que será planejada com propostas lúdicas de acordo com as temáticas que as escolas solicitarem. 

A Brinquedoteca 

O projeto Brinquedoteca UNIFEBE foi criado em 2014, pelo curso de Pedagogia do Centro Universitário de Brusque e visa atender crianças de 3 a 10 de anos, abrangendo a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, Anos Iniciais. 

O espaço funciona como laboratório para o curso de graduação cujo objetivo é ampliar os conhecimentos dos acadêmicos acerca do desenvolvimento infantil e processos de aprendizagem. 

Além de voltado à comunidade, o projeto também proporciona aos acadêmicos experiência profissional, possibilitando que eles tenham contato com estudantes da educação infantil do 1º ao 5º ano. 

A Brinquedoteca não se limita a um espaço que tem brinquedos e jogos, mas um ambiente lúdico e educativo, sendo sempre mediado e orientado pelo professor e acadêmico bolsista. 

Fonte:

Deixe seu comentário