Portal da Cidade Brusque

Projeto de Psicologia “Todos por elas” conscientiza contra violência de gênero

Ação da UNIFEBE foi inspirada no projeto HeForShe da Organização das Nações Unidas (ONU)

Publicado em 08/06/2017 às 01:23

Foto: divulgação

Entre janeiro e maio do último ano foram registrados 745 boletins de ocorrência de violência contra a mulher somente no município de Brusque (SC). Ou seja, são denunciados aproximadamente 5 casos de violência contra mulher por dia. Isso sem mencionar os que nem chegam ao conhecimento dos órgãos de segurança pública.

Preocupado com este panorama de violência, o curso de Psicologia da UNIFEBE realiza o projeto “Prevenção de Violência contra a Mulher: Todos por Elas” em escolas da rede estadual de ensino. O projeto piloto é desenvolvido pela professora Luzia de Miranda Meurer com as acadêmicas da 7ª fase do curso Edimara Ferrari e Patrícia Zogbi dos Santos.

A iniciativa começou ainda na 5ª fase, na disciplina “Psicologia Escolar e Educacional II”, ministrada pela professora. Após o período de pesquisa de campo, a atividade tornou-se projeto de extensão da UNIFEBE.

"O plano de ação prevê três dias de estudo, pesquisa e planejamento, três dias de intervenção e mais três para análise dos resultados e elaboração de banner científico. Os primeiros encontros foram com os proponentes e acadêmicos interessados em participar do projeto, o quarto encontro foi com os professores do 7º e 8º ano do Ensino fundamental e o quinto e o sexto encontro com os alunos. Os três encontros finais serão dedicados a análise dos resultados e elaboração de banner científico. O projeto se encerra no fim deste mês com o objetivo de ser prorrogado", explica a professora responsável.

A acadêmica Patrícia ressalta que a ação foi inspirada no projeto HeForShe da Organização das Nações Unidas (ONU).

"Além dele, nos baseamos também em um projeto de empoderamento “escola sem machismo” também da ONU. Nosso objetivo é o empoderamento da mulher e a igualdade de gênero. Promovemos isso em ambiente escolar, pois é um espaço aberto para a comunidade e esse é o nosso objetivo, repassar informações", explica.

Para o aluno da escola Santa Terezinha, Lucas, a iniciativa foi muito boa para as crianças se educarem e terem conhecimento sobre a violência que ocorre, especialmente contra as mulheres.

"Esse tipo de violência não deveria acontecer, então é muito bom ficarmos cientes de como evitar esse tipo de situação", conta o estudante. 

 

Fonte:

Deixe seu comentário