Portal da Cidade Brusque

exame nacional

Projeto do IFC de Brusque ajuda os alunos nos estudos remotos para o Enem

Programas com participações de professores são divulgados na rádio acadêmica do campus

Publicado em 20/11/2020 às 03:15
Atualizado em

(Foto: Reprodução)

O projeto de extensão do Instituto Federal Catarinense (IFC) de Brusque, Rádio IFC Web, auxiliou os acadêmicos do ensino médio a realizarem seus estudos para a prova do Enem 2020. Programas com a presença de professores do IFC foram gravados e disponibilizados durante o meses de junho, julho e agosto. Em novembro e dezembro os episódios serão reprisados para reforçar os estudos.

A prova do Enem, que é uma das mais importantes do calendário acadêmico, a princípio será realizada normalmente em janeiro de 2021. Para auxiliar os alunos que irão prestar o exame, o programa Geonews, apresentado pelo professor de Geografia da instituição Nildo Melo, contou com aulas de diversos assuntos que podem cair no Enem. “O objetivo do programa é auxiliar os estudantes na preparação para a prova, contribuindo com a comunidade nesse contexto de pandemia, isolamento social e suspensão das aulas presenciais”, conta Nildo.

A bolsista do projeto e estudante do IFC, Eduarda Antunes, comentou sobre a importância da realização dos reprises dos episódios para, mais uma vez, ajudar os alunos que irão prestar o exame nacional. “Tenho em mente que a série de programas que o professor Nildo Melo vem fazendo é de extrema importância, não somente para os alunos do IFC, mas, sim, de toda a comunidade que foi afetada com a pandemia”, diz.

O primeiro programa será reprisado no dia 27 de novembro e conta com os ensinamentos de Geografia e dicas de redação com os professores Nildo Melo e Rodrigo Schaefer, onde eles comentam a estrutura do texto e possíveis temas, além de abordar também a relação entre a pandemia da covid-19 com o desmatamento.

O segundo programa da série foi realizado no dia 7 de agosto e será reprisado no dia 4 de dezembro. Os assuntos abordados são História e, novamente, Redação. O conteúdo da disciplina do dia será a questão das pandemias ao longo dos anos e dicas de temas históricos que podem cair na prova do Enem, abordando justamente a questão das pestes já registradas no mundo. O programa conta com a participação dos professores Paulo Roberto Souza e Fernando de Britto Falci.

O terceiro reprise do Geonews Enem ocorre no dia 11 de dezembro e será a vez das disciplinas de exatas. Os professores Marcos João Correia, Mirela Stefania Pacheco e Agnes Thiane Pereira Machado, de Física, Matemática e Química, participarão do programa dando dicas de possíveis temas gerais nas questões de cada área e de como os acadêmicos podem se preparar para a prova.

Na semana seguinte, dia 18 de dezembro, será novamente a vez das disciplinas Sociologia e Arte, onde os professores Daniel Zanella dos Santos e Gabriel Bandeira Coelho abordam temas como desigualdade social e agravamentos em tempos de pandemia, além de ser reforçado as dicas de redação com a professora de Língua Portuguesa Jéssyca Bózio Cipriano. Ainda em 2020, apenas quatro programa serão exibidos novamente. A partir do dia 5 de janeiro de 2021, serão realizadas as reapresentações das oito edições Geonews Enem. Programas serão reexibidos todos os dias, em três horários diferentes 10h, 15h e 19h. 

Reapresentações

27/11/2020 - Geografia e redação (10h, 15h e 19h);

04/12/2020 - História e redação (10h, 15h e 19h);;

11/12/2020 - Física, Química e Matemática (10h, 15h e 19h);

18/12/2020 - Sociologia, Artes e Redação (10h, 15h e 19h).

Escute os programas - Rádio IFC Web

Fonte:

Deixe seu comentário